PARIS 2024

Alice D'Amato é ouro na trave; Biles e Rebeca ficam fora do pódio

Em uma final repleta de erros das ginastas, italiana garantiu a vitória no aparelho mais difícil da ginástica artística

Créditos: Luiza Moraes/COB
Escrito en ESPORTE el

A italiana Alice D'Amato assegurou a medalha de ouro na final da trave de equilíbrio nesta segunda-feira (5). Em uma prova repleta de quedas e erros, nem Simone Biles e nem Rebeca Andrade conseguiram medalhas. Completaram o pódio da trave a chinesa Yaqin Zhou, com a prata, e a italiana Manila Esposito.

A prova começou com Yaqin Zhou, que obteve a melhor nota na fase de qualificação, tendo um desequilíbrio e tocando a mão na trave. Como o valor de dificuldade era elevado (6,600), ela tirou 14,100. Em seguida, a estadunidense Sunisa Lee, outra das favoritas da prova, caiu do aparelho e praticamente acabou com suas chances de medalha, ao obter 13,100.

Julia Soares, terceira a se apresentar, também caiu da trave de equilíbrio no meio da sua série e terminou a prova com 12,333. Já a italiana Manila Esposito, que ficou em segundo lugar na trave no individual geral, teve um desequilíbrio na execução e ficou com 14,000.

A ginasta romena Sabrina Maneca-Voinea caiu duas vezes da trave e ficou com 11,733. Já a italiana Alice D"Amato foi a primeira a fazer a prova sem erros, terminando com 14,366 e garantindo medalha, já que àquela altura só faltavam Simone Biles e Rebeca Andrade.

E a ginasta estadunidense entrou em seguida. Com uma série de dificuldade 6,200, ela também teve uma queda e terminou o aparelho com 13,100.

Rebeca Andrade finalizou as apresentações na trave de equilíbrio. Com apenas poucos movimentos levemente desequilibrados, a execução em uma série de grau de dificuldade mais baixo (partiu de 5,700) não garantiu o pódio para a brasileira. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar