ECLÉTICA

Paralimpíadas: Quem é a atriz de “Chiquititas” que vai competir em Paris

A relação da atriz com o esporte surgiu antes de ela descobrir que tinha ataxia de Friedreich; saiba o que a doença provoca

Giovanna Boscolo.Créditos: Comitê Paralímpico Brasileiro
Escrito en ESPORTE el

As Paralimpíadas de 2024 começaram nesta quarta-feira (28), em Paris, França, com a cerimônia de abertura. A delegação brasileira terá uma presença surpreendente: umas das atletas já foi atriz e brilhou ao participar do remake de “Chiquititas”, exibido entre 2013 e 2015, pelo SBT.

Giovanna Boscolo deu vida à personagem Michelle Kubitschek Bragança, que fazia parte de um grupo de garotas que praticava bullying com as meninas que moravam no orfanato Raio de Luz, na novela adaptada por Íris Abravanel, viúva de Silvio Santos.

Giovanna em ação nas "Chiquititas" - Foto: Reprodução de Vídeo/SBT

Em Paris, será a estreia da atleta em Paralimpíadas. Porém, sua relação com o esporte surgiu antes de ela descobrir que tinha ataxia de Friedreich.

Trata-se de uma doença genética neurodegenerativa, que afeta o equilíbrio e a coordenação motora. Pode, também, prejudicar os movimentos.

Giovanna praticava ginástica aeróbica desde os 11 anos e chegou a ser campeã brasileira em 2014. Porém, em 2015, depois de sofrer algumas lesões, ela recebeu o diagnóstico médico.

A partir daí, se matriculou no curso de Biomedicina e conheceu o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde começou a estagiar na área de Ciência do Esporte.

Giovanna foi estimulada e voltou ao esporte. Passou a praticar atletismo em 2023 e, logo, se tornou medalhista de bronze no lançamento de club no Mundial de Atletismo Paralímpico deste ano, disputado em Kobe, no Japão. Ela arremessou o club a uma distância de 24,35m.

O que é o lançamento de club

O lançamento de club é uma prova específica para pessoas com algum tipo de deficiência. É praticado com um instrumento semelhante aos bastões usados na ginástica artística e o atleta deve ficar sentado em uma cadeira com altura máxima de 75 cm. As regras são as mesmas do arremesso de disco.

Nos Jogos de Paris, Giovanna vai competir na classe F32, que reúne atletas com deficiências físicas que afetam a coordenação motora e o controle muscular.

Ela disputará as modalidades de arremesso de peso e de club, que serão realizadas neste domingo (30) e na quarta-feira (4), respectivamente.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar