NOVO ENCONTRO

Rebeca Andrade e Simone Biles duelam em outra final da ginástica artística; confira o horário

Depois das finais por equipes e do individual geral, as duas ginastas se encontram na decisão do salto; veja como assistir

Rebeca Andrade pode surpreender Simone Biles com novo saltoCréditos: Gaspar Nóbrega/COB
Escrito en ESPORTE el

Após a disputa pelo pódio no individual geral da ginástica artística feminina, Simone Biles e Rebeca Andrade voltam a se enfrentar, agora na final do salto.

Mais uma vez, a favorita é a ginasta estadunidense. Desde 2015, Biles, de 27 anos, só perdeu uma disputa, justamente para Rebeca, de 25 anos, na prova do salto no Mundial de Antuérpia, realizado em 2023.

A brasileira conseguiu a façanha com um salto Cheng, de dificuldade 5,6. A norte-americana tentou o BIles II, o movimento mais difícil da prova, com dificuldade 6,4. Contudo, ela não conseguiu completar o movimento e mesmo assim terminou a competição com a prata.

Nas eliminatórias da prova do salto nos Jogos de Paris, Simone Biles teve uma pontuação de 15,300, enquanto Rebeca Andrade se classificou com 14,683.

Surpresa de Rebeca?

Uma novidade na prova pode ser a execução de um salto inédito, registrado por Rebeca. Com base no vídeo da brasileira executando o movimento, o Comitê Técnico Feminino da Federação Internacional de Ginástica concedeu um valor de dificuldade de 6,0, o que acirra ainda mais a disputa pelo ouro.

“Ela está muito perto. Nunca tive uma atleta tão perto, então isso definitivamente me colocou em alerta”, disse Biles à imprensa na quinta-feira (1º), se referindo à ginasta brasileira, após conquistar o ouro no individual geral. "Estou ficando desconfortável, pessoal. Não gosto dessa sensação. Eu estava estressada."

Quem pode chegar ao pódio no salto

Classificada em terceiro lugar na fase classificatória, a ginasta dos Estados Unidos Jade Carey alcançou 14.333 e tem currículo para chegar ao pódio. Ela ganhou prata no salto, prata por equipe e ouro no solo em Tóquio 2020.

Já a sul-coreana Yeo Seo-jeong usou seu movimento registrado, o Yeo, para ficar com o bronze em Tóquio. O salto é um assunto de família, combinando dois saltos que receberam o nome de seu pai, Yeo Hong-chul, medalhista de prata nos Jogos Atlanta em 1996.

Onde ver a final do salto na ginástica feminina

A final do salto na ginástica feminina está programada para as 11h20 deste sábado (3) e terá transmissão nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.