Mounir Nasroui, pai de Lamine Yamal, o jovem atacante que disputou a Euro 2024 pela seleção da Espanha, foi esfaqueado nesta quarta-feira (14) dentro de um estacionamento em Mataró, cidade próxima a Barcelona.
As informações foram divulgadas pelo jornal La Vanguardia, que afirma ter falado com testemunhas. Segundo os relatos, Nasroui passeava com o cachorro quando um homem o atacou, sem que houvesse chance de defesa, desferindo os golpes.
Te podría interesar
Ele foi levado ao hospital de Can Ruti de Badalona, outro município catalão, onde recebe atendimento. Ainda que estável, seu estado de saúde é grave. A polícia da Catalunha, conhecida como Mossos d’Esquadra, investiga o caso e já teria detido alguns suspeitos. A suspeita é de que o ataque derive de brigas anteriores, dada a atuação político do pai do atleta.
Nasroui criou Lamine Yamal em Rocafonda, um bairro humilde de Mataró, que concentra a população trabalhadora e imigrante da cidade. Metade da população do bairro é marroquina, e a região costuma ser alvo de discursos de ódio da extrema direita local, organizada no partido VOX. A legenda já se referiu a Rocafonda como lugar de “esterco multicultural”.
Te podría interesar
Nasroui sempre foi um ativista pela defesa do bairro. Com o filho já atuando como atleta profissional do Barcelona, em maio do ano passado ele se desentendeu com militantes do VOX que faziam campanha eleitoral em Rocafonda. Houve um princípio de briga corporal enquanto o pai do atleta os chamou de racistas.
Nascido na Espanha, Lamine Yamal tem as nacionalidades espanhola, marroquina pelo lado do pai, e de Guiné Equatorial, que herdou da mãe. Na última Euro foi eleito a melhor revelação do torneio, em que marcou um gol e ofereceu quatro assistências aos seus companheiros. A Espanha foi campeã, tendo vencido a Inglaterra na final por 2 a 1.