Lamine Yamal, de 16 anos, o jogador mais jovem a marcar gol em uma Eurocopa, tem sido uma peça-chave da seleção da Espanha, que acaba de chegar à final do torneio, ao vencer a França por 2 a 1, em jogo realizado nesta terça-feira (9), na Allianz Arena, em Munique.
O jovem craque fez um dos gols e foi um dos destaques do jogo.
Te podría interesar
Yamal nasceu na periferia de Barcelona e é descendente de africanos. Seu pai é marroquino e a mãe nasceu na Guiné Equatorial. Ele poderia escolher entre as três nacionalidades para representar no futebol. Profissional do Barcelona desde os 15 anos e destaque na base, o atleta recebeu sondagens do Marrocos nos últimos meses.
Rocafonda
Yamal cresceu no Rocafonda, um dos bairros mais pobres da Catalunha. O local é chamado pela extrema direita de “estercolero multicultural”, “pocilga multicultural” em tradução livre.
Te podría interesar
Todas as vezes que Yamal faz um gol, ele faz um 304 com a mãos. O número é o código postal do Rocafonda.
Em 2023, antes de ver o filho brihar na Eurocopa, seu pai, Mounir Nasroui, atacou com ovadas, aos gritos de “fachos” e “racistas”, um grupo do partido de extrema direita VOX que estavam no seu bairro. Ele foi multado e declarou à polícia:
“Eu tinha motivos. Eu sou um ser humano. Naquele dia meu filho estava com a Seleção Espanhola para representar este país e esses racistas vieram para o lado de uma escola onde há gente de todo o tipo de raças”.
Encontro com Messi
Quando Yamal ainda era bebê, a família de Yamal ganhou uma rifa da Unicef para encontrar Lionel Messi no Camp Nou, em Barcelona, em 2007.
A imagem da mãe de Lamine e Messi dando banho no bebê de cinco meses foi originalmente compartilhada pelo pai de Yamal no Instagram na semana passada – e desde então teve mais de 90.000 curtidas.