BRIGA

Eurocopa: Por que a Sérvia ameaça abandonar competição

“O que aconteceu foi escandaloso e pediremos punições à Uefa, mesmo que isso signifique não seguir na competição”, disse dirigente sérvio

A Eurocopa está sendo disputada na Alemanha.Créditos: Divulgação/Uefa
Escrito en ESPORTE el

Uma crise política pode ser responsável pela saída precoce de uma das seleções que estão disputando a Eurocopa, na Alemanha. A Associação de Futebol da Sérvia ameaçou abandonar a competição.

A entidade exige que a Uefa tome medidas após torcedores de Albânia e Croácia cantarem “morte aos sérvios” durante a partida pelo Grupo B, que terminou empatada por 2 a 2, entre albaneses e croatas, nesta quarta-feira (19), em Hamburgo.

Os dirigentes sérvios encaminharam uma carta para a entidade que comanda o futebol europeu, em que pedem punições para albaneses e croatas.

“O que aconteceu foi escandaloso e pediremos punições à Uefa, mesmo que isso signifique não seguir na competição”, declarou Jovan Šurbatovic, secretário geral da Associação de Futebol da Sérvia, em entrevista à TV pública do país.

Estamos certos de que haverá punição, porque eles [a Uefa] já responderam ao nosso pedido de retirar a credencial de um dito jornalista da Albânia. Pediremos à Uefa que puna as duas federações. Não queremos ter que interferir, mas se a Uefa não puni-los, pensaremos em como proceder”, acrescentou o dirigente.

Ainda conforme a associação sérvia, um jogador da seleção da Albânia teria utilizado um megafone para dizer as mesmas palavras ofensivas junto com os torcedores, depois do jogo.

“A Associação de Futebol da Sérvia acredita que, no momento em que aconteceram os cânticos das duas torcidas, o jogo deveria ter sido interrompido e o procedimento de ‘três passos’ deveria ter sido iniciado. Isso está explicitamente previsto no regulamento da Uefa e estamos surpresos que não tenha sido aplicado pelos funcionários da Uefa no jogo. Essa regra foi corretamente aplicada em casos de muito menos intensidade. Portanto estamos surpreendidos que ela não tenha sido aplicada neste jogo”, completou a entidade.

O que é o protocolo dos “três passos???

O protocolo dos “três passos” funciona da seguinte maneira:

1-O árbitro deve parar e pedir que o sistema de som e/ou telão exijam o fim do comportamento racista;

2-Caso os atos continuem, o árbitro pode suspender a partida temporariamente, com a saída dos times de campo e uma nova advertência;

3-Finalmente, se o comportamento ainda persistir, o árbitro pode determinar o fim da partida, com derrota do time associado aos atos racistas.