PARIS 2024

Sifan Hassan vence maratona olímpica feminina com ultrapassagem na reta final

Holandesa protagoniza chegada emocionante e bate o recorde olímpico em uma das últimas provas das Olimpíadas

Sifan Hassan, no momento da ultrapassam sobre Assefa, perto da chegada da maratona femininaCréditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

A holandesa Sifan Hassan foi a grande vencedora da maratona feminina nos Jogos Olímpicos de Paris. Após percorrer o duro percurso da prova, que conta com ladeiras extenuantes, ela superou o recorde olímpico com o tempo de 2:22:55.

Durante o percurso predominou o equilíbrio entre as favoritas até faltarem pouco mais de 10km para o final da prova. A essa altura, a queniana Peres Jepchirchir, campeã em Tóquio 2020 e recordista mundial, ficou para trás, enquanto Assefa avançava no fim do grupo, esperando o momento ideal para apertar o ritmo.

O que poucos poderiam prever é que esse momento chegaria na última curva, quando a holandesa conseguiu uma arrancada para superar a atleta da Etiópia Tigst Assefa, fazendo uma ultrapassagem por dentro, incluindo contato físico com a rival. 

A etíope ficou com a prata, apenas três segundos atrás, com 2:22:58, enquanto a queniana Hellen Obiri conquistou o bronze com o tempo de 2:23:10.

O momento da vitória na maratona

"Sinto como se estivesse sonhando", disse Hassan após concluir a corrida. "Só vejo na TV pessoas  que são campeãs olímpicas. A maratona é outra coisa, sabe. Quando você faz 42 quilômetros em mais de duas horas e 20 minutos, então cada passo que você dá parece muito duro e muito doloroso", pontuou.

Ela teve dificuldades para expressar sua alegria ao conquistar o ouro. "É inacreditável. Nunca experimentei nada parecido. Nem as outras maratonas que corri chegaram perto disso", celebrou.

Leia também:

 

EUA mantêm hegemonia no basquete feminino e ultrapassa China no quadro de medalhas

 

Estados Unidos superam China no quadro de medalhas; Brasil termina em 20º

Hassan deixa Paris com outra marca histórica. Ao conquistar o bronze nos 5000m e nos 10.000m, a atleta de 31 anos se tornou a primeira mulher na história olímpica a ganhar uma medalha nessas três provas na mesma edição dos Jogos. Apenas o mítico corredor tcheco Emil Zatopek fez o mesmo, com as três medalhas de ouro que conquistou em Helsinque 1952.

Prova clássica do esporte olímpico, a maratona feminina é uma das provas que fecha o último dia dos Jogos de Paris 2024.