PARIS 2024

Após recurso, pódio de Rebeca Andrade sofre alteração

Decisão do Comitê dos Jogos Olímpicos alterou configuração final da entrega de medalhas

Após recurso, pódio de Rebeca Andrade sofre alteração.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en ESPORTE el

A ginasta Rebeca Andrade não perderá sua medalha de ouro conquistada na disputa solo da ginástica olímpica, mas a atleta americana Jordan Chiles perdeu o bronze após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitar um recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG).

Dessa forma, a medalha de bronze conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, agora pertence à ginasta romena Ana Barbosu.

Por meio de um comunicado, a Federação Romena confirma a admissão parcial do pedido da FRG no caso Barbosu.

Mas, o que aconteceu? O CAS determinou que o recurso de revisão da nota, apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym) durante a prova realizada na segunda-feira (5), foi feito de maneira não permitida, pois a revisão deveria ter sido solicitada até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. De acordo com a investigação, esse tempo foi ultrapassado.

Com a revisão da nota revertida, a pontuação de Chiles foi ajustada para 13.666, o que a coloca em 5º lugar, atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.700), Ana Barbosu (13.700) e Sabrina Maneca Voinea (13.700).

Ao tomar conhecimento da decisão, Jordan Chiles anunciou que se afastará das redes sociais para cuidar de sua saúde mental. De acordo com a USA Gym, Chiles foi alvo de ataques na internet.

“Estamos devastados pela decisão do Tribunal Arbitral do Esporte sobre os exercícios de solo femininos. O inquérito sobre o Valor de Dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi arquivado de boa-fé e, acreditamos, de acordo com as regras da FIG para garantir uma pontuação precisa.

Ao longo do processo de apelação, Jordan foi alvo de ataques consistentes, totalmente infundados e extremamente dolorosos nas mídias sociais. Nenhum atleta deve ser sujeito a tal tratamento. Condenamos os ataques e aqueles que os envolvem, apoiam ou instigam. Elogiamos Jordan por se comportar com integridade dentro e fora do piso de competição, e continuamos a apoiá-la”, escreveram.