A ginasta Rebeca Andrade não perderá sua medalha de ouro conquistada na disputa solo da ginástica olímpica, mas a atleta americana Jordan Chiles perdeu o bronze após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitar um recurso da Federação Romena de Ginástica (FRG).
Dessa forma, a medalha de bronze conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, agora pertence à ginasta romena Ana Barbosu.
Te podría interesar
Por meio de um comunicado, a Federação Romena confirma a admissão parcial do pedido da FRG no caso Barbosu.
Mas, o que aconteceu? O CAS determinou que o recurso de revisão da nota, apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym) durante a prova realizada na segunda-feira (5), foi feito de maneira não permitida, pois a revisão deveria ter sido solicitada até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. De acordo com a investigação, esse tempo foi ultrapassado.
Te podría interesar
Com a revisão da nota revertida, a pontuação de Chiles foi ajustada para 13.666, o que a coloca em 5º lugar, atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.700), Ana Barbosu (13.700) e Sabrina Maneca Voinea (13.700).
Ao tomar conhecimento da decisão, Jordan Chiles anunciou que se afastará das redes sociais para cuidar de sua saúde mental. De acordo com a USA Gym, Chiles foi alvo de ataques na internet.
“Estamos devastados pela decisão do Tribunal Arbitral do Esporte sobre os exercícios de solo femininos. O inquérito sobre o Valor de Dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi arquivado de boa-fé e, acreditamos, de acordo com as regras da FIG para garantir uma pontuação precisa.
Ao longo do processo de apelação, Jordan foi alvo de ataques consistentes, totalmente infundados e extremamente dolorosos nas mídias sociais. Nenhum atleta deve ser sujeito a tal tratamento. Condenamos os ataques e aqueles que os envolvem, apoiam ou instigam. Elogiamos Jordan por se comportar com integridade dentro e fora do piso de competição, e continuamos a apoiá-la”, escreveram.