PARIS 2024

Brasil x Espanha no futebol feminino: o que a seleção precisa fazer para se classificar

Após derrota de virada para o Japão na segunda rodada, time brasileiro faz as contas antes de enfrentar a campeã mundial pelo torneio olímpico

Goleira Lorena defende pênalti em partida contra o JapãoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Escrito en ESPORTE el

O Brasil enfrenta nesta quarta-feira (31) a Espanha, em jogo válido pelo futebol feminino do torneio olímpico. A seleção superou a Nigéria na primeira rodada por 1 a 0 e foi derrotada pelo Japão na segunda rodada.

Já a atual campeã mundial Espanha está classificada para as quartas de final após vencer suas duas partidas: 2 a 1 contra o Japão e 1 a 0 contra a Nigéria. Resta saber se em primeiro, segundo ou mesmo terceiro lugar.

O torneio olímpico de futebol feminino tem três grupos com quatro equipes cada e se classificam as duas melhores de cada um, além das duas melhores terceiras colocadas.

O que o Brasil precisa fazer para se classificar?

Como o Canadá sofreu uma punição em função do escândalo dos drones e perdeu seis pontos. Hoje, tem duas vitórias e chega no máximo a três pontos se vencer seu último confronto contra a Colômbia. E as combinações do seu grupo só permitem que um terceiro colocado chegue no máximo a esta mesma pontuação.

Ou seja, como já tem três pontos, o Brasil garante classificação como um dos melhores terceiros colocados com um empate, sem depender do resultado de Nigéria e Japão. Mesmo com a derrota, ele pode se garantir pelo saldo de gols ou por uma combinação de resultados em outros grupos.

Neste caso, o maior risco da seleção brasileira seria ficar em quarto lugar do seu grupo, o que resultaria na sua desclassificação. Isso poderia acontecer se a Nigéria derrotar o Japão, provocando um triplo empate. O primeiro critério de desempate neste cenário também seria o saldo de gols, seguido pelo número de gols marcados.

Caso o Brasil supere a Espanha, pode ser primeiro colocado se vencer por dois ou mais gols, desde que o Japão não derrote a Nigéria pela mesma diferença.