Prevista para sere realizada nesta terça-feira (30), a prova de triatlo masculino dos Jogos Olímpicos de Paris foi adiada em um dia. O motivo é a qualidade da água do rio Sena.
Segundo os organizadores, os testes efetuados às 3h30 da manhã, no horário local, “revelaram níveis de qualidade da água que não davam garantias suficientes para permitir a realização do evento”.
Te podría interesar
A poluição é atribuída às chuvas da semana passada, que afetaram a cerimônia de abertura. As precipitações fazem com que os sistemas de esgoto transbordem para o rio, aumentando a concentração de bactérias causadoras de infecções, como a E. coli.
Nos dois dias anteriores à data da prova, atletas da competição olímpica de triatlo tiveram os treinamentos cancelados. Também estão previstas para o rio Sena as disputas da natação em águas abertas.
Te podría interesar
A prova masculina do triatlo agora está agendada para quarta-feira (31), às 5h45 (horário de Brasília), após a feminina, prevista para as 3h. Contudo, a realização está sujeita a "futuros testes de água em conformidade com os limites estabelecidos". Caso os níveis de bactérias permaneçam elevados até quarta-feira de manhã, deve haver um novo adiamento para a sexta-feira (2).
Despoluição do Sena
Promessa para os Jogos Olímpicos, a despoluição do Sena consumiu, desde 2015, cerca de US$ 1,286 bilhão para garantir a disputa das provas e permitir que os parisienses nadem nele depois, já que durante mais de um século foi proibido nadar no rio.
Entre as obras de infraestrutura, foi construída uma bacia gigante para capturar o excesso de água da chuva e impedir que o esgoto flua para o rio. Também foi realizada uma atualização das estações de tratamento de águas residuais.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho no rio no começo deste mês, em uma tentativa de demonstrar que o rio estava despoluído.