PARIS 2024

Rebeca Andrade X Simone Biles: confira horário e onde ver a final da ginástica por equipes

Brasil busca medalha inédita na competição, que tem os Estados Unidos como time favorito

Rebeca Andrade vai enfrentar Simone Biles na disputa por equipes e também no individual geral, trave, salto e soloCréditos: Miriam Jeske/COB
Escrito en ESPORTE el

As únicas duas atletas classificadas para cinco das seis finais da ginástica olímpica feminina se encontram em uma disputa de medalhas pela primeira vez nesta edição dos Jogos Olímpicos na final por equipes. Além da disputa nesta terça-feira (30), elas se encontram nas finais do individual geral, salto, trave e solo.

Na fase de classificação, com Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa, Julia Soares e Flávia Saraiva, o Brasil ficou em quarto, 5,797 pontos atrás dos Estados Unidos, que liderou a competição, e somente um décimo de ponto atrás China e a pouco mais de três décimos da Itália. Apesar de nunca ter ganho uma medalha olímpica por equipes, as brasileiras são consideradas atualmente as maiores rivais dos Estados Unidos.

A final também conta com o Japão, que competiu com apenas quatro ginastas em vez das cinco habituais. O Canadá volta para uma final da equipe após 12 anos, assim como a Romênia. A Grã-Bretanha é o outro time que busca um lugar no pódio.

As favoritas estadunidenses, lideradas por Simone Biles e Jordan Chiles, que vão competir em todos os quatro eventos (salto, solo, barras assimétricas e trave), têm uma mudança de escalação com Sunisa Lee competindo no solo no lugar da atual campeã olímpica Jade Carey.

Já Hezly Rivera, de16 anos, que demonstrou sinais de nervosismo em sua estreia olímpica na trave de equilíbrio na fase de classificação, não se apresentará em nenhum aparelho na final da equipe.

O Brasil na disputa da ginástica feminina

Assim como Biles e Chiles, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva vão competir em todos os aparelhos. Em cada um deles, três ginastas representam a equipe.

Além das duas, Lorrane Oliveira compete nas barras assimétricas; Júlia Soares, na trave e no solo, e Jade Barbosa, no salto.

As notas são somadas e, ao fim da competição, os três melhores conjuntos sobem ao pódio de Paris.

Onde ver a final da ginástica feminina por equipes

A final da ginástica feminina por equipes, que tem seu início marcado para as 13h15, será transmitida nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.