FUTEBOL

Sylvinho, ex-Corinthians, busca feito inédito como técnico da Albânia na Euro 2024

À frente da seleção albanesa, que chega à sua segunda edição de Eurocopa, treinador busca superar o "grupo da morte" para avançar na competição

Escrito en ESPORTE el

"Para a Itália já é decisivo, para nós, não." É assim que o técnico Sylvinho, da Albânia, define a primeira partida de sua seleção contra a atual campeã da Euro 2024.

Os albaneses estão no chamado "grupo da morte", que tem, além da Itália, 9ª colocada no ranking da Fifa, a Croácia (10ª) e a Espanha (8ª). Já a Albânia está na 66ª posição, mas vem de uma campanha notável nas eliminatórias do torneio, com uma trajetória que tem as digitais do ex-técnico e ex-jogador do Corinthians, que também atuou como atleta no Arsenal e Barcelona.

É apenas a segunda vez que a Albânia disputa uma Euro. A primeira foi em 2016, quando não passou da fase de grupos. O feito de levar a seleção a uma nova participação no torneio rendeu ao treinador brasileiro uma honraria: em dezembro de 2023 ele recebeu a cidadania albanesa como reconhecimento por sua campanha.

Como Sylvinho montou a seleção da Albânia

Sylvinho está à frente da seleção albanesa desde o início de 2023. Trata-se de um país pequeno, de 2,8 milhões de habitantes, pouco mais do total das cidades de Fortaleza ou Salvador, para efeito de comparação.

O treinador levou com ele outro brasileiro, o ex-meio-campista Doriva, e o ex-zagueiro do West Ham Pablo Zabaleta. Segundo matéria da BBC, a comissão assistiu a um total de 240 vídeos de jogos para chegar a uma lista inicial de 70 jogadores que poderiam integrar a equipe. Depois, os cortes levaram a 39 atletas e, em uma nova etapa seletiva, foram definidos os 23 que enfrentaram a Polônia na primeira partida das eliminatórias da Euro 2024.

A derrota por 1 a 0 para a Polônia foi a primeira e única do time de Sylvinho nas eliminatórias da Eurocopa. Depois, a Albânia seguiu invicta até assegurar sua classificação, com uma rodada antes do final.

Jasir Asani, uma descoberta de Sylvinho

Como treinador da Albânia, o técnico resolveu mudar o esquema 3-5-2 adotado por seus antecessores, passando a atuar no 4-3-3. Contudo, sua ideia de jogo contemplava um ala direito que fosse canhoto, para jogar por dentro. Foi assim que ele chegou a um atleta que atuava no Gwangju, do futebol sul-coreano.

“Estávamos assistindo a vídeos de seu tempo no futebol húngaro e eu fiquei tipo, ‘quem é esse?’ Ele tinha tudo o que queríamos: era ótimo em situações individuais, podia finalizar bem e era rápido”, detalhou Sylvinho à BBC.

Jasir Asani, de 29 anos, nasceu na Macedônia do Norte e recebeu a cidadania albanesa em 2016. Após ser ignorado pelos técnicos italianos que estiveram à frente da Albânia, Gianni De Biasi, Christian Panucci e Edy Reja, agarrou a chance que teve com Sylvinho e se transformou em destaque da equipe. O jogador terminou as eliminatórias com três gols e duas assistências.

Quase feriado. Para alguns...

O interesse pelo futebol na Albânia é tamanho que o primeiro-ministro do país, Edi Rama, suspendeu as atividades do Parlamento do país por 10 dias para permitir que seus integrantes possam acompanhar os jogos do grupo B.

Albânia X Itália

A partida entre Albânia e Itália, válida pela primeira rodada do Grupo B da Eurocopa, será disputada neste sábado (15), a partir das 16h (horário de Brasília), em Dortmund, na Alemanha.

Os italianos defendem uma série de seis jogos sem perder. Nas eliminatórias, a seleção marcou 16 gols em oito partidas, vencendo metade dos seus jogos. Já a seleção da Albânia também venceu quatro dos oito jogos de qualificação, com uma forte defesa: sofreu apenas quatro gols no período.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar