ESPORTE E SOLIDARIEDADE

O exemplo do Palmeiras que deveria ser adotado por todos no Brasileirão

Abel Ferreira reuniu o elenco para anunciar ajuda humanitária; Em ação diferente o Flamengo segue o São Paulo e usará o próprio uniforme em prol das vítimas do Rio Grande do Sul

Abel Ferreira reúne elenco do Palmeiras para anunciar apoio do Rio Grande do Sul.Créditos: Reprodução/Youtube Palmeiras
Escrito en ESPORTE el

O futebol não é simplesmente um esporte ou um negócio, mas muito mais do que isso. É cultura popular e em muitos casos através da história se mostrou como uma verdadeira ferramenta de união e solidariedade. E neste maio de 2024, num Brasil que assiste atônito ao colapso climático vivido no Rio Grande do Sul não é diferente. Diversos clubes têm feito ações para contribuir com a ajuda humanitária aos gaúchos, mas o Palmeiras tomou uma medida que realmente é um exemplo a ser seguido por todos os clubes do Brasileirão.

Nesta quarta-feira (8), o técnico Abel Ferreira reuniu seu elenco multicampeão e anunciou para as câmeras dos canais oficiais do clube que toda a renda obtida na próxima partida será revertida para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O jogo é no próximo domingo (12), na Arena Barueri, contra o Athletico Paranaense – atual líder do Brasileirão com 10 pontos. O Palmeiras, por sua vez, está em sexto lugar com 8 pontos.

“Estamos todos aqui para convocar você para esse fim de semana para se juntar a nós pelo Rio Grande do Sul”, disse o treinador. Logo a seguir, o goleiro Weverton também deu a sua declaração: “Toda a renda líquida do jogo contra o Athletico-PR na Arena Barueri será doada para as vítimas das fortes chuvas no estado”.

Logo a seguir, a joia da base Estevão anuncia que também haverá postos para recolher produtos de necessidade básica como água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza. Por fim, Endrick, outra joia, dispara: “Contamos com a ajuda da nossa torcida para virar outro jogo, ajudando quem mais precisa”.

Além do anúncio, o clube também adotará um QR-Code no uniforme para arrecadar fundos que serão destinados à ONG Ação da Cidadania. A ação já será vista na partida da próxima quinta-feira (9), em Montevidéu, contra o Liverpool do Uruguai. A partida será válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Flamengo e São Paulo também adotaram QR-Code

O Flamengo também está fazendo os seus esforços para contribuir com a ajuda humanitária aos gaúchos. Seguiu o exemplo do São Paulo, que já está adotando semelhante ação desde a última rodada, e anunciou que no jogo do próximo sábado (11) contra o Corinthians, no Maracanã, estampará um Qr-Code para um Pix que tem como objetivo doar para as vítimas do colapso climático.

Conforme o clube anunciou nas redes sociais, a ação é feita em parceria com a Pixbet, principal patrocinadora do Rubro-negro carioca. “A Região Sul precisa da sua ajuda, Nação”, diz a postagem do clube.