CAMPEONATO NACIONAL

Copa do Brasil 2024 começa hoje: saiba onde assistir

Clubes estreantes buscam superar adversidades na competição, enfrentando os tradicionais do futebol brasileiro

Créditos: CBF/Divulgação
Escrito en ESPORTE el

A Copa do Brasil 2024 se inicia nesta terça-feira (20), trazendo consigo uma leva de estreantes ansiosos por desafios e com o desejo de fazer história. No entanto, as dificuldades se apresentam desde o início, com nove clubes debutantes, enfrentando um cenário em que a competição parece cada vez mais restrita aos veteranos.

Dentre os estreantes, clubes como Água Santa-SP e Olaria-RJ buscam reafirmar sua presença no cenário nacional. O Água Santa, vice-campeão do Paulistão A2 no ano passado, vê na Copa do Brasil a oportunidade de ganhar projeção no 43º ano de sua história. Já o Olaria, fundado em 1905, retorna após duas décadas e almeja manter sua trajetória na competição para fortalecer seu retorno à elite do Campeonato Carioca.

Entretanto, os desafios são muitos. Dos nove estreantes, apenas um ainda não venceu na temporada: o Audax-RJ, que perdeu todos os nove jogos disputados no Cariocão. A competição se torna um verdadeiro trote para os calouros, que enfrentam gigantes e tradicionais clubes do futebol brasileiro.

A elitização da Copa do Brasil é uma realidade que não passa despercebida. Apesar de o número de estreantes ser maior em 2024, a competição tem se tornado mais restrita ao longo dos anos. Em 2022, 11 instituições participaram pela primeira vez, enquanto há doze anos, no formato com 64 clubes, eram 16 novatos.

Histórias inspiradoras do passado mostram que, mesmo para os estreantes, é possível alcançar o topo. Há 10 anos, o Santo André surpreendeu o país ao vencer o Flamengo no Maracanã, ensaiando uma nova ordem nos gramados brasileiros. O exemplo do Santo André e do Paulista de Jundiaí, que em 2005 passou por todas as fases até sagrar-se campeão, serve como inspiração para os novatos de 2024.

Os desafios vão além do campo de jogo. Estrutura oferecida aos atletas, opções no elenco e investimento são variáveis que podem impactar no desempenho dos clubes estreantes. Além disso, a idade dos clubes também é destacada, com os dois caçulas da turma, Manauara-AM e Amazonas-AM, fundados em 2020 e 2019, respectivamente.

A programação da primeira fase da Copa do Brasil 2024 já está definida, com partidas agendadas para terça-feira (20/2) e quarta-feira (21/2). Os jogos serão transmitidos pela Globo, SporTV, Premiere e a plataforma Prime Video, proporcionando aos torcedores a emoção de acompanhar de perto o início dessa jornada para os nove times estreantes na competição.
 

Jogos da semana

Terça-feira (20/2):

16h30: Porto Velho vs. Remo

20h: Nova Venécia vs. Botafogo-SP

 

Quarta-feira (21/2):

15h30: Real Brasília vs. São Raimundo-RR

16h: River-PI vs. Ypiranga-RS

16h30: Manauara-AM vs. Retrô-PE

19h15: Sousa-PB vs. Cruzeiro

19h30: Anápolis vs. Tombense

19h30: Audax-RJ vs. Portuguesa-RJ

19h30: Treze-PB vs. ABC-RN

19h30: Itabaiana vs. Brasiliense

20h: Motoclub-MA vs. Bahia

20h30: Independente-AP vs. Amazonas

20h30: Costa Rica-MS vs. América-RN

20h30: São Luiz-RS vs. Ituano

20h30: Capital-TO vs. Tocantinópolis

21h30: Real Noroeste-ES vs. Cuiabá

21h30: U. Rondonópolis-MT vs. Atlético-GO