O brasileiro Gabriel Bortoleto sagrou-se campeão da Fórmula 2, uma das modalidades mais importantes do automobilismo, neste domingo (8).
Ele praticamente assegurou o título já na largada, quando seu rival, Isack Hadjar, ficou travado no grid e acabou ultrapassado por todos os outros carros. O brasileiro largou em segundo e o francês, em terceiro.
Bortoleto, que já tem assento na Fórmula 1 em 2025, terminou a corrida na segunda colocação e Hadjar chegou em 19º, duas voltas atrás.
Com o título, o piloto segue os passos de alguns dos principais nomes da F1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, que conseguiram ser campeões da F3 e da F2, em sequência, nos seus anos de estreia, antes de chegar à categoria principal do automobilismo.
Na Sauber em 2025
Bortoleto será piloto da Sauber na Fórmula 1 em 2025, sendo o terceiro brasileiro a estrear na categoria pela equipe suíça.
Antes dele, Felipe Massa, vice-campeão pela Ferrari em 2008, e Felipe Nasr, que teve uma passagem mais curta na F1, também iniciaram sua trajetória na categoria pela Sauber. O time ainda contou com outro brasileiro, Pedro Paulo Diniz, que correu pela equipe nas temporadas de 1999 e 2000.
A Sauber, no entanto, não vive um bom momento. Foi a pior equipe da modalidade em 2024 e conseguiu conquistar seus primeiros pontos, e até agora únicos, na atual temporada, com o piloto chinês Guanyu Zhou no GP do Catar, penúltima etapa do campeonato. Ele conquistou o oitavo lugar e garantiu quatro pontos.
O piloto será o 33º brasileiro na história da F1. O último a estar dentro de um cockpit na categoria foi Pietro Fittipaldi, que disputou duas corridas em 2020, os GPs de Sakhir e Abu Dhabi, substituindo o então titular Romain Grosjean na equipe estadunidense Haas.
Leia também:
Montadora gigante de veículos terá equipe própria na Fórmula 1 em 2026