Após a incrível vitória do último sábado, quando bateu o Atlético Mineiro em Buenos Aires por 3 a 1 tendo jogado a partida inteira com apenas 10 jogadores (Gregore foi expulso com 40" de jogo) e se tornou campeão da Libertadores da América, o Botafogo vai a campo hoje contra o Internacional, em Porto Alegre, no primeiro dos dois jogos que faltam para tentar o título de Campeão Brasileiro, que conquistou pela última vez em 1995.
Nesses dois jogos, conquistando 4 pontos o Botafogo é campeão, independente dos resultados dos jogos do Palmeiras, segundo colocado na tabela e único com chances de tirar o título do Botafogo. Uma derrota do Palmeiras e um empate do Botafogo também são suficientes para o Glorioso ficar com o título.
Depois do jogo contra o Internacional hoje às 21h30, na casa do Inter, o Botafogo enfrenta o São Paulo, no próximo domingo, dia 8, às 16h no Rio.
Campeão ou não, o Botafogo embarca para Doha, no Catar, uma viagem de aproximadamente 18 horas, para já na quarta-feira, dia 11, enfrentar o Pachuca, do México, pelo Intercontinental da Fifa. A equipe mexicana se garantiu no torneio como campeã da Liga dos Campeões da Concacaf de 2024 de forma invicta.
Caso avance sobre o campeão das Américas do Norte e Central, o Glorioso terá mais um desafio antes de encarar o Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões da Uefa. Está previsto para o dia 14 (sábado), o desafio diante do Al Ahly, do Egito.
O Al Ahly é o segundo time com mais títulos no mundo, ficando atrás apenas do Real Madrid. Na edição de 2020 realizada no mesmo Catar deste ano, disputada em fevereiro de 2021 por conta da pandemia de COVID-19, o Al Ahly venceu o Palmeiras nos pênaltis, terminando a competição em terceiro lugar. Na edição de 2021, após eliminar o Monterrey do México nas quartas de final, enfrentou novamente o Palmeiras, mas desta vez foi derrotado por 2 a 0.
Se passar pelo Al Ahly, aí sim, o Botafogo vai decidir a competição no dia 18 (quarta-feira), contra o Real Madrid, último campeão da Liga dos Campeões da Europa.
Aí é torcer para que Vini Jr jogue contra o Botafogo o mesmo futebol que joga na seleção brasileira.
Siga o perfil da Revista Fórum e do escritor Antonio Mello no Bluesky