PACAEMBU

Mercado Livre compra naming rights do Pacaembu por R$ 1 bilhão

Estádio passa a se chamar 'Mercado Livre Arena Pacaembu' após contrato que pode se estender por 30 anos

Pacaembu vende naming rights para o Mercado Livre.Créditos: Wikimedia Commons
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O Mercado Livre anunciou, nesta quarta-feira (31), que comprou naming rights do estádio do Pacaembu, em São Paulo. A parceria tem prazo de 5 anos, podendo se estender até 30 anos, sendo o maior contrato de naming rights da história do Brasil.

O investimento foi de superar R$ 1 bilhão e, a partir do contrato, o estádio passa a se chamar  Mercado Livre Arena Pacaembu. 

A empresa afirma que vai atuar para além do estádio em si, mas também no ginásio, piscina olímpica, centro de tênis e camarotes. 

“Representa um dos maiores investimentos que o Mercado Livre vai fazer esse ano. Não é só no estádio propriamente dito, nós também estaremos presentes em todo o complexo: ginásio, piscina olímpica, centro de tênis e camarotes. O investimento passa de R$ 1 bilhão e é um contrato de até 30 anos. É o maior contrato de naming rights da história do Brasil, afirmou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.

Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, concessionária responsável pelo estádio, afirmou o compromisso histórico com o Pacaembu e disse que a fachada original irá permanecer: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. O estádio é tombado e não pode ter a fachada alterada. 

Ainda de acordo com Barella, o objetivo da proposta do Mercado Livre é que o estádio seja um local com eventos além dos jogos de futebol, mas também com equipamentos de exercícios para a população usar, o hotel, escritório, centro de convenções. Isso permite com que haja uma movimentação grande e a marca estará exposta em todos esses locais", comentou. 

A reinauguração do estádio está prevista para 29 de junho deste ano. "Nós vamos cumprir e o Mercado Livre estará presente em todas os eventos que faremos para a nova abertura do estádio", acrescentou o CEO. A data inicial para reabertura era de janeiro, para sediar a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. 

Veja outros estádios que venderam naming rights

Corinthians 

Com um acordo de R$ 300 milhões com a Hypera Farma por 20 anos, o estádio do Corinthians se chama Neo Química há quatro anos. 

Palmeiras 

O time tem um acordo com a Allianz, também de 20 anos, e o estádio passou a se chamar Allianz Parque em 2013.

São Paulo

Recentemente, o São Paulo anunciou a venda dos naming rights do Morumbi para a Mondelez por R$ 75 milhões durante três anos. O estádio passou a se chamar  "MorumBIS" em janeiro, em referência ao chocolate BIS, da marca de alimentos.