BRASILEIRÃO

Eliminação do São Paulo abre brecha para manter data de clássico entre Corinthians e Palmeiras

Rivais se enfrentam na Neo Química Arena pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro; Tricolor teve partida adiada

São Paulo x LDU (Copa Sulamericana 2023).Créditos: Divulgação/Conmebol
Escrito en ESPORTE el

Na última quinta-feira (31) noticiamos o pedido do Ministério Público de São Paulo à CBF para que o clássico entre Corinthians e Palmeiras, disputado na Neo Química Arena no próximo domingo (3) fosse adiado. O pedido do MP levava em consideração que, além do clássico, o São Paulo Futebol Clube também jogaria naquela mesma tarde, contra o Coritiba, no Estádio do Morumbi, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O MP de São Paulo estava preocupado com o possível encontro entre as três torcidas pela cidade. Ainda que o clássico em Itaquera seja jogado apenas com a torcida local, torcedores palmeirenses também devem se deslocar pela cidade para acompanhar o clássico. Ao mesmo tempo, a torcida tricolor também se dirigiria ao seu estádio.

“As linhas de metrô que levam para a Neo Química Arena e para o Estádio do Morumbi se interligam, facilitando confrontos entre torcedores mal intencionados, podendo gerar a prática de atos violentos e de depredação, além de medo aos usuários do transporte público conforme já ocorrido diversas vezes ao longo dos últimos anos. O histórico de confrontos entre torcidas de Corinthians, Palmeiras e São Paulo inclui mortos”, diz o MP.

No entanto, o MP não poderia prever que mais tarde se tornaria muito mais conveniente, inclusive do ponto de vista esportivo, adiar o jogo do São Paulo ao invés do clássico.

O Corinthians jogou na última terça-feira (29) na Argentina, onde se classificou nos pênaltis para as semifinais da Copa Sul-Americana em jogo contra o Estudiantes de La Plata. Por sua vez, o Palmeiras recebeu o Deportivo Pereira, da Colômbia, na quarta (30), classificando-se para as semifinais da Copa Libertadores após empate sem gols. Já o São Paulo, eliminado pela LDU do Equador nas quartas de final da Sul-Americana, jogou essa partida na última quinta-feira (31). Se jogasse no domingo, o Tricolor teria tido apenas 2 dias de descanso, o que está abaixo dos 3 dias recomendados pela medicina esportiva.

Nesse contexto, a eliminação do São Paulo, que jogaria suas semifinais da Sul-Americana em 26 de setembro e 3 de outubro, abriu uma brecha para que o jogo contra o Coritiba fosse adiado justamente para uma dessas datas. Dessa maneira, a partida entre São Paulo e Coritiba que ocorreria no próximo domingo acabou adiada para 27 de setembro, três dias depois da grande final da Copa do Brasil, em que o próprio Tricolor Paulista enfrenta o forte Flamengo.

Com o jogo do São Paulo adiado, o clássico entre Corinthians e Palmeiras está mantido para o próximo domingo (3), às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo.