Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, teve a suspensão provisória anunciada na manhã deste sábado (26) pela Fifa. No momento da premiação da Copa do Mundo Feminina, o cartola espanhol assediou a atleta Jenni Hermoso ao beijá-la sem consentimento.
Após o caso repercutir em todo o mundo, Jorge Ivan Palacio, presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, anunciou que Rubiales está proibido de participar de quaisquer eventos relacionados a futebol tanto em solo espanhol como em qualquer outro lugar.
Te podría interesar
“Valendo-se do uso do artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa, decidiu suspender provisoriamente Rubiales de todo e qualquer evento relacionado a futebol em âmbitos nacional e internacional”, declarou Palacio em comunicado.
Contando a partir deste sábado, a suspensão provisória do dirigente tem prazo de apenas 90 dias. Conforme informado, dado o prosseguimento das investigações do caso abertas pela entidade máxima, o tempo poderá ser reavaliado.
Te podría interesar
Apesar do estranhamento da atleta nas imagens do beijo, Rubiales continua a ir contra a ideia de que foi sem o consentimento de Hermoso e, nesta sexta-feira (25), rejeitou renunciar do cargo de presidente, além de ameaçar abrir ações legais contra a jogadora.
Vale reforçar que desde o início Jenni Hermoso reforça que o ato não foi consensual. "Quero deixar claro que em nenhum momento eu dei consentimento ao beijo que ele me deu e eu não tentei levantar o presidente (do chão). Eu não tolero que coloquem minha palavra em dúvida e menos ainda que inventem palavras que eu não disse", afirmou ontem em resposta.
Veja comunicado divulgado pela Fifa na íntegra:
“O presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), no uso dos poderes conferidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (FDC), decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional. Esta suspensão, que entrará em vigor a partir de hoje, é por um período inicial de 90 dias, enquanto se aguarda o processo disciplinar aberto contra o senhor Luis Rubiales na quinta-feira, 24 de agosto.
Da mesma forma, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA e com o objetivo de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional de futebol Sra. Jennifer Hermoso e a boa ordem do processo disciplinar perante este órgão disciplinar, emitiu duas diretrizes adicionais (artigo 7 FDC) pelo qual ordena ao senhor Luis Rubiales que se abstenha, por si ou por terceiros, de contatar ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção espanhola de futebol, senhora Jennifer Hermoso, ou seu ambiente próximo. Da mesma forma, a RFEF e seus dirigentes ou funcionários, diretamente ou por meio de terceiros, são obrigados a abster-se de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, e seu ambiente próximo.
A decisão adotada pelo presidente do Comité Disciplinar da FIFA foi comunicada hoje ao Sr. Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA para o devido cumprimento. O Comitê Disciplinar da FIFA não fornecerá mais informações sobre esses processos disciplinares até que uma decisão final seja tomada. A FIFA reitera o seu compromisso absoluto de respeitar a integridade de todas as pessoas e, portanto, condena com o máximo vigor qualquer comportamento em contrário.”