COPA DO MUNDO FEMININA

Saiba todas as campeãs da Copa de Futebol Feminino e quais as atuais favoritas

Disputa entre equipes tradicionais e outras em busca do primeiro título promete esquentar torneio

Sede desta edição, Austrália se coloca entre as melhores seleções do mundo
Sede desta edição, Austrália se coloca entre as melhores seleções do mundoCréditos: Reprodução/Twitter/FIFA
Escrito en ESPORTE el

A Copa do Mundo de Futebol Feminino é organizada pela FIFA desde 1988 e teve sua primeira edição oficial em 1991, na China. Desde então, a competição é realizada a cada quatro anos com as melhores seleções nacionais de futebol feminino do mundo. O Brasil participou de todas as nove edições.

Edições anteriores

A primeira Copa do Mundo feminina contou com 12 participantes, sendo cinco da Europa, três da Ásia e uma da África, América do Norte, América do Sul e Oceania. O Brasil não avançou na fase de grupos e venceu apenas na estreia (1 a 0 contra o Japão, gol de Elaine). A seleção dos Estados Unidos foi a campeã de 1991, com vitória sobre a Noruega na final por 2 a 1 e campanha invicta.

Vale ressaltar que a FIFA realizou o Torneio Feminino da FIFA em 1988, também na China, como um campeonato feminino experimental. A competição teve média de público de 20 mil pessoas e foi declarado um "sucesso" pela instituição, que organizou a primeira edição três anos depois.

Na edição seguinte, a Noruega sagrou-se campeã sobre a Alemanha, no placar de 2 a 0. Em 1999, quatro anos depois, a seleção americana voltou ao topo do futebol feminino jogando em casa, com mais de 90 mil presentes na final, decidida nos pênaltis contra a China.

Devido ao SARS epidêmico na China, em 2003, os Estados Unidos sediaram o evento novamente. Na ocasião, a Alemanha venceu seu primeiro título da Copa feminina. Em 2007, a China foi anfitriã da competição que teve a Alemanha vencendo seu segundo título consecutivo. O placar da final foi 2 a 0 sobre o Brasil, que teve sua melhor colocação até hoje nesta edição.

Em 2011, na Alemanha, o Japão conquistou o título ao superar as estadunidenses nos pênaltis, após placar de 2 a 2 no tempo normal e prorrogação. O Brasil não tomou gols na fase de grupos, mas caiu diante das vice-campeãs nas penalidades das quartas de final.

Em uma reedição da última final, a sétima Copa do Mundo Feminina teve os Estados Unidos vencendo o Japão por uma goleada de 5 a 2. Esse foi o terceiro título das americanas. A seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final, novamente.

Por fim, em 2019, as atletas dos EUA encaminharam seu quarto título, sendo as maiores vencedoras do torneio. Elas superaram a anfitriã França, a Inglaterra e a Holanda para conquistar o campeonato. A Alemanha é a segunda maior vencedora, com dois títulos, enquanto o Japão e a Noruega têm um cada.

Copa do Mundo 2023: quem são as favoritas?

A Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2023 será realizada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. O torneio iniciou com o confronto Nova Zelândia x Noruega – vitória neozelandesa por 1 a 0, gol de Hannah Wilkinson – e fecha na final. Serão 32 seleções em busca da mais cobiçada taça do futebol feminino.

Essa será a primeira vez que a Copa será disputada na Oceania e terá oito seleções a mais do que a edição anterior – o mesmo número de participantes da Copa do Mundo de Futebol Masculino.

De acordo com o histórico recente e jogadoras em alto nível, a grande favorita para a Copa do Mundo 2023 é a seleção dos Estados Unidos. A mescla da chegada de grupo jovem promissor (Sophia Smith, Trinity Rodman e Alyssa Thompson) com a despedida de nomes marcantes (Alex Morgan, Kelly O'Hara e Megan Rapinoe) deve levá-las à terceira estrela consecutiva.

Inglaterra – as atuais campeãs europeias – Alemanha – vice-campeãs da Euro 2022 – Espanha e França são outras que concorrem ao prêmio. Correm por fora as seleções da Austrália, Suécia, Holanda, Canadá, Brasil e Japão, todas com fatores importantes nas campanhas, como a torcida, elencos estruturados e experiência.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar