Durante o segundo tempo da partida entre Real Madrid e Valência, realizada no Estádio Mestalla, válida pela 35ª rodada de La Liga no último domingo (21), o atleta negro brasileiro Vinícius Jr. passou a ser xingado em coro de “macaco” pela torcida valenciana. Já sem paciência após dezenas de episódios idênticos, claramente negligenciado pelos cartolas que mandam no futebol espanhol, num lance aos 24 minutos, após novos insultos, o jogador partiu pra cima dos torcedores, à beira do campo, para tomar satisfação e acabou contido por companheiros de clube, seguranças e atletas adversários. O árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea foi literalmente puxado pelo boleiro brasileiro até os limites do campo para que visse pessoalmente o que acontecia no público. A cena tomou as telas de todo o planeta e gerou uma onda de solidariedade com o brasileiro.
Em um dos episódios de solidariedade, o ator e dublador carioca Gustavo Machado, de 24 anos, se esforçou para fazer uma leitura labial das personagens envolvidas no episódio, dublou as imagens e publicou o vídeo nas redes sociais. A peça, além de bem humorada pela própria forma artística com que o ator reproduz as falas, também traz em detalhes os diálogos e todo o nervoso que Vini Jr. passou.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Ele contou com exclusividade à Revista Fórum que começou a estudar teatro e interpretação em 2013 e dublagem em 2019. Se formou ator e dublador profissional em 2021 e desde então vem trabalhando na área. Para além do trabalho nos filmes e séries, resolveu juntar suas paixões, a dublagem e o futebol, na internet.
Te podría interesar
“Comecei com o vídeo do Neymar na Copa do Mundo, quando o Brasil foi eliminado. Eu baixo os vídeos das jogadas e discussões no futebol e fico assistindo em looping, dando zoom na boca dos jogadores até conseguir entender o que eles estão falando. Assisto milhares de vezes”, contou.
“Flamenguista de coração e desde criancinha”, como fez questão de contar, Gustavo sempre se revoltou com episódios de racismo como o sofrido por Vini Jr.. Ele explica que, desta vez, por se tratar de um ídolo, de um jogador pelo qual tem um “enorme carinho”, sentiu ainda mais a necessidade de produzir o vídeo.
“Já tinha feito outros vídeos do Vini Jr., quando o Real Madrid foi eliminado da Champions League e, quando fiquei sabendo desse último caso, fui ver os lances na internet e fiquei em choque com tudo o que aconteceu. Pensei que precisava de alguma forma ampliar esse caso para o pessoal aqui no Brasil entender melhor o que aconteceu. Vi que ele estava desesperado no gramado, se sentindo sozinho, porque ninguém o ajudava. Sempre faço vídeos engraçados, dublando brigas e coisas que acontecem no futebol. Mas no episódio de ontem, por se tratar de um caso grave de racismo, fiquei tocado. Toda vez que repetia o vídeo para fazer a leitura labial dos jogadores, me batia uma enorme angústia. Acabei captando alguns detalhes e foi lamentável ver o quanto o Vini estava desesperado e que desde o juiz até o jogadores do seu próprio time não o estavam ajudando. Isso me deu um desespero e uma angústia que parei a gravação por diversas vezes para respirar”, falou.
Assista ao vídeo a seguir