FORA DE JOGO

Por que Neymar vai ficar longe dos gramados de 3 a 4 meses

O brasileiro não joga mais na temporada do Campeonato Francês, que termina em junho, além da Champions League

Neymar está fora de competições europeias.Créditos: C.Gavelle/PSG
Escrito en ESPORTE el

Neymar vai ficar afastado do futebol por um período entre 3 e 4 meses. A informação foi confirmada pelo Paris Saint-Germain (PSG), que divulgou uma nota oficial para informar que o brasileiro será submetido a uma cirurgia no tornozelo direito.

O procedimento será feito nos próximos dias em um hospital em Doha, no Catar.

“Neymar Jr teve vários episódios de instabilidade do tornozelo direito nos últimos anos. Após sua última entorse, a equipe médica do Paris Sainmt-Germain recomendou uma operação de reparação ligamentar, a fim de evitar um grande risco de recorrência. Todos os especialistas consultados confirmaram essa necessidade. Esta cirurgia será realizada nos próximos dias no Hospital Aspetar, em Doha. Espera-se um período de 3 a 4 meses para seu retorno aos treinos coletivos”, destacou um dos trechos da nota.

A lesão de Neymar ocorreu no dia 19 de fevereiro, durante um jogo contra o Lille, pelo Campeonato Francês. Ele sofreu uma entorse no tornozelo direito. O diagnóstico que decidiu pela cirurgia ocorreu após ressonância magnética, que descartou uma fratura.

A equipe médica do PSG recomendou a operação para reparação ligamentar, com o objetivo de evitar um risco de recorrência, uma vez que Neymar é reincidente neste tipo de contusão.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) define o tipo de lesão de Neymar quando há “um movimento lateral do pé numa intensidade além do normal”.

A contusão é classificada em três níveis de gravidade: grau 1, quando existe estiramento ligamentar; grau 2, quando acontece lesão ligamentar parcial; e grau 3, se há lesão ligamentar total.

Jogador sofreu lesão no mesmo local na estreia da Copa do Mundo

A última lesão do brasileiro na mesma região foi em novembro de 2022, na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Na época, o camisa 10 sofreu um edema ósseo detectado após o jogo contra a Sérvia. Ele só voltou a atuar nas oitavas de final diante da Coreia do Sul.

Como o prazo de recuperação nesses casos, geralmente, é de 3 a 4 meses, o jogador não atuará mais na temporada do Campeonato Francês, que termina em junho, além da Champions League, que tem final marcada para o dia 10 do mesmo mês.