GANCHO

Quem é o tenista que participou de atos terroristas e foi suspenso por doping

A punição ao brasileiro, por um período de 12 meses, foi anunciada pela Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA)

Gilbert Klier Jr. e Victória estiveram nos atos terroristas em Brasília.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en ESPORTE el

Depois de participar dos atos terroristas, promovidos por golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), no dia 8 de janeiro, em Brasília, o tenista brasileiro Gilbert Klier Jr. recebeu a confirmação da notícia de que está suspenso das atividades esportivas por um período de 12 meses, após ser flagrado em um caso de doping.

A punição ao jogador, que postou uma foto sorrindo ao lado da namorada Victória Gonçalves, durante a invasão ao Congresso Nacional, foi anunciada, nesta segunda-feira (6), pela Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA). Após a repercussão das imagens de Brasília nas redes, Klier se arrependeu.

Em relação ao julgamento, a entidade ponderou as alegações da defesa de Klier, de que ele não ingeriu a substância de forma proposital, mas como resultado de um suplemento contaminado.

Contudo, como existe um histórico de brasileiros flagrados no exame antidoping em casos similares, a ITIA considerou que o tenista tinha “alguma responsabilidade” pelo teste positivo.

Como a pena começa a ser contada a partir da suspensão provisória, em 9 de junho, Klier poderá voltar a competir a partir de 9 de junho de 2023, de acordo com a coluna Saque e Voleio, no UOL.

Até lá, ele não poderá atuar nem assistir como espectador torneios autorizados ou sancionados por algum órgão regulador do tênis no mundo.

A suspensão de 12 meses é a mais rígida imposta em um caso de ingestão de suplemento contaminado no tênis. A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) já havia divulgado um aviso, em setembro de 2019, recomendando cautela total aos tenistas que escolhem usar suplementos feitos em farmácias de manipulação.

Outros exemplos

A decisão do caso de Klier menciona os casos de outros tenistas, como os brasileiros Marcelo Demoliner, Thomaz Bellucci, Igor Marcondes, Camila Bossi e Bia Haddad Maia, além do chileno Nicolas Jarry e do argentino Franco Agamenone. Em comum, a suspensão depois da ingestão de suplementos contaminados. O documento também cita o nadador Cesar Cielo e a atleta Andressa de Morais, do arremesso de disco. Todos receberam punições mais brandas do que Klier.