LUTO NO AUTOMOBILISMO

Morre Gil de Ferran, bicampeão da Fórmula Indy, aos 56 anos

Um dos melhores pilotos brasileiros de carros de corrida teve um ataque cardíaco na Flórida fazendo o que mais gostava: guiando um automóvel

Gil de Ferran em 1997.Créditos: Rosane Marinho/Folhapress
Escrito en ESPORTE el

Morreu nesta sexta-feira (29), aos 56 anos, o piloto brasileiro Gil de Ferran, bicampeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2003. O automobilista teve uma mal súbito enquanto pilotava um carro na pista privada Concours Club, em Opa-locka, Flórida (EUA). 

Segundo informações do site Grande Prêmio, Ferran estava acompanhado por seu filho Luc no momento do incidente e conseguiu guiar seu carro até os boxes da pista, onde aguardou por assistência médica. Ainda não há informações detalhadas sobre a causa da morte do piloto. 

Nascido em Paris, na França, Gil de Ferran se mudou para o Brasil aos quatro anos de idade e iniciou sua carreira no kartismo na adolescência. Seu título na Fórmula 3 Inglesa em 1992 chamou a atenção da Fórmula 1, levando-o a um teste pela equipe Footwork em 1993. Posteriormente, competiu na Fórmula 3000 Internacional, conquistando o terceiro lugar na temporada de 1994.

Em 1995, estreou na Indy pela equipe Hall/VDS, alcançando uma vitória em Laguna Seca. Na Walker Racing em 1997, foi vice-campeão da Indy, antes de ingressar na Penske em 2000. Ao lado de Helio Castroneves, conquistou o título da Indy em 2000 e 2001. 

Desde o ano de 2018, Gil de Ferran trabalhava na McLaren, na Fórmula 1. Ele chegou a ser diretor esportivo da equipe e, este ano, estava atuando como consultor. 

*Com informações do Grande Prêmio e MotorSport