FUTEBOL EUROPEU

Premier League acaba de presenciar o segundo árbitro negro da sua história

O primeiro árbitro negro se chama Uriah Rennie, e parou de apitar há 15 anos; Federação afirma trabalhar por maior diversidade na arbitragem

Sam Allison, árbitro da Premier League.Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

A Premier League viu, nesta terça-feira (26), o segundo árbitro negro a comandar uma partida na sua história. O badalado campeonato que representa a primeira divisão do futebol inglês teve o ex-bombeiro Sam Allison, de 42 anos, no comando da vitória por 3 a 2 do Luton Town, fora de casa, sobre o Sheffield United. Foi um jogo bastante inusitado no estádio Bramall Lane, em Sheffield, que contou com dois gols contra, duas viradas e cinco cartões amarelos para os donos da casa.

Antes dele, o primeiro árbitro negro a comandar partidas da Premier League foi Uriah Rennie. Mas já faz mais de 15 anos que ele parou de apitar. Rennie arbitrou mais de 300 partidas entre 1997 e 2008.

Uma maior presença de negros e asiáticos na arbitragem do futebol inglês é uma demanda forte do público nos últimos anos. A própria Federal Inglesa de Futebol tem estabelecido metas de diversidade na arbitragem em todas as divisões e níveis do esporte.

No entanto, as estatísticas mostram o quanto a arbitragem ainda é muito branca e masculina no país. Segundo dados da própria federação, apenas 8% dos pouco mais de 32 mil árbitros que atuam no país são negros ou de origem asiática e mestiça. Isso inclui categorias de base e futebol feminino. Levando em consideração apenas o futebol profissional masculino, a cifra cai pela metade, 4%. E a maioria em divisões inferiores.

Mas o quadro parece dar indícios de mudanças. Além de Allison, a Premier League também viu, no último sábado (23), sua primeira árbitra mulher. Rebecca Welch comandou a arbitragem na vitória do Burnley sobre o Fulham por 2 a 0.