SANTO PADRE

VÍDEO: Papa Francisco dá resposta surpreendente ao ser perguntado se prefere Maradona ou Messi

Pontífice deu uma longa entrevista ao telejornal "TG1", da Rai, e entre outros assuntos falou de futebol

Papa Francisco.Créditos: Foto: Mazur/cbcew.org.uk / Catholic Church (England and Wales)
Escrito en ESPORTE el

A paixão do Papa Francisco pelo futebol é pública e notória. Não são poucas as declarações do líder máximo da Igreja Católica sobre o esporte. Em uma longa entrevista ao jornal "TG1" da emissora italiana Rai que foi ao ar na noite desta quarta-feira (1), o pontífice, entre vários outros tópicos, naturalmente foi perguntado sobre o assunto. 

O entrevistador, em dado momento do bate-papo, questiona Francisco, que é argentino, qual dos dois ídolos do futebol latino-americano e mundial prefere: Diego Maradona ou Lionel Messi, que acaba de conquistar sua 8ª Bola de Ouro. 

A resposta do Santo Padre foi surpreendente. Para o Papa Francisco, o melhor jogador de futebol de todos os tempos não é nenhum de seus compatriotas argentinos, mas sim o brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé

"Eu diria um terceiro: Pelé", disparou o pontífice. 

"São os três que acompanhei. Maradona como jogador foi grande. Mas como homem, falhou. Coitado, escorregou. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do pontificado. Depois, coitado, teve aquele fim. É curioso, muitos esportistas acabam mal. Messi é corretíssimo. É um cavalheiro. Mas para mim, desses três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de coração. Eu falei com Pelé, uma vez o encontrei em um avião, quando estava em Buenos Aires. Um homem de uma humanidade grande. Os três são grandes, cada um com sua especificidade. Messi é forte neste momento. E Pelé era forte", prosseguiu. 

Assista: