FUTEBOL BRASILEIRO

Corinthians depende de rivais para se classificar à Copa do Brasil 2024

Temporada desastrosa deixa Timão à deriva e com chances de não ir ao torneio na próxima temporada; Situação do Santos é ainda mais complicada

Renato Augusto, principal atleta do elenco, em ação pelo Corinthians.Créditos: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Escrito en ESPORTE el

Com a sonora derrota por 2 a 0 sofrida para o Fortaleza na noite da última terça-feira (3), no Castelão, o Corinthians foi eliminado da Copa Sul-Americana nas semifinais. Após uma temporada desastrosa, o Alvinegro deu adeus à única chance de título no ano e as possibilidades de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Mas não é só isso, a péssima gestão também coloca o clube em risco de não se classificar para a própria Copa do Brasil 2024 e compromete um eventual planejamento para a próxima temporada. Seria uma ‘não classificação’ inédita.

Isso ocorre porque a CBF mudou as regras de classificação para o torneio, excluindo o ranking nacional de clubes do rol de pré-requisitos. Em outras palavras, agora não basta mais estar bem colocado para jogar a Copa do Brasil – o que costumava beneficiar praticamente todos os grandes times do Sul e Sudeste que construíram suas histórias na primeira divisão nacional.

A mudança privilegia os campeonatos estaduais e a CBF estabeleceu um número pré-definido de vagas para os melhores colocados de cada federação. No caso do Campeonato Paulista, os cinco primeiros colocados garantem uma vaga na Copa do Brasil no ano seguinte.

No entanto, no Paulistão 2023, o Palmeiras foi o único grande a ficar entre os cinco melhores. Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo completam a lista. Eliminados nas quartas de final, o São Paulo foi o sexto colocado e o Corinthians o sétimo. Já o Santos, que sequer se classificou para a segunda fase, foi o décimo primeiro.

Sem a vaga do Paulistão, o Corinthians então precisaria se classificar para a Libertadores, mas acabou eliminado da própria Libertadores ainda na fase de grupos, além de cair nas semifinais da Copa do Brasil e Sul-Americana deste ano.

Restou ao Timão terminar o Campeonato Brasileiro na parte de cima da tabela, entre aqueles que se classificariam para o torneio continental. Mas a realidade é outra. Faltando 13 jogos para o final do campeonato a equipe amarga a 13ª colocação com 30 pontos, 11 de distância do G-6 e apenas 4 da zona de rebaixamento. A luta alvinegra nesse fim de temporada será melancólico, contra o descenso, conforme apontam os prognósticos amplamente documentados na imprensa esportiva.

Mas ainda resta uma chance: herdar vagas oriundas do Paulistão. Isso só será possível se Palmeiras ou Red Bull Bragantino terminarem o Brasileirão na zona de classificação da Libertadores. Por enquanto está dando certo, com a equipe do interior figurando como vice-líder e o arquirrival em quarto lugar na tabela.

O Timão é o primeiro da lista para herdar as vagas oriundas do Paulistão uma vez que o São Paulo, que estava à sua frente, venceu a Copa do Brasil 2023 e se classificou automaticamente para a próxima edição. Depois do Corinthians, o próximo da lista é o Botafogo de Ribeirão Preto.

Na sequência da dupla seguem, nessa ordem, Mirassol, Guarani, Santo André e só então vem o Santos.

Para o Peixe não existe outra possibilidade de ir à Copa do Brasil senão fazer um fim de temporada impecável e se aproximar o máximo possível da zona de classificação para a Libertadores. Mas o Alvinegro Praiano vive uma situação ainda mais complicada do que a do Timão. Em 15º lugar, com 27 pontos, está apenas 1 ponto distante da zona de rebaixamento e a 14 do Fluminense, que é o sexto colocado, aquele que abre o G-6.