O ex-jogador do Corinthians e comentarista da TV Band, Neto, criticou o Santos por não ter credenciado jornalistas do UOL para realizarem a cobertura entre o time da Vila Belmiro e Universidad Católica (EQU), que aconteceu nesta quarta-feira (13), pela Copa Sul-Americana. A equipe brasileira venceu a partida por 3 a 2.
Para Neto, a atitude do Santos é temerosa e remete aos tempos da ditadura. O ex-jogador também afirmou que o clube se apequenou e que reagiu de forma exagerada ao texto de Juca Kfouri.
Te podría interesar
"Santos, o Juca Kfouri é um baita jornalista. Todo mundo pode escrever o que quiser. Agora, o Santos se apequenou como instituição quando não deixa o UOL trabalhar. Quando você faz isso, é muito mais que ditadura, é se mostrar pequeno. E o Santos é o maior clube do mundo", disse Neto durante o programa "Os Donos da Bola" desta quinta-feira (14).
Em outro momento, Neto declarou que a atitude do clube da Vila Belmiro remete à ditadura. "Então, Santos, no seu aniversário, peça desculpa. 'Tudo bem, UOL, vocês escrevem o que quiserem e são responsáveis'. Porque foi uma pessoa, uma jornalista que escreveu. Ele já falou bem do Santos também. Eu não tenho convívio com ele e não vou ter, mas respeito a pessoa. O que ele fez está errado, para mim. Mas generalizar e ninguém do UOL poder trabalhar? Isso é ditadura. Não é certo para o Santos", criticou Neto.
Entenda o caso
O ex-jogador do Corinthians e comentarista esportivo, Neto, criticou texto escrito por Juca Kfouri onde o jornalista classificou o Santos como "Ninguém FC". Para Neto, o Santos é o maior clube do Brasil e merece respeito.
"(...) mas o Santos não é ninguém. O Santos é o maior clube do mundo. E maior que o Corinthians, maior que o Palmeiras, maior que o Real Madrid, maior que o Barcelona, maior que o todo mundo junto, sabe por quê? Porque o Pelé só jogou no Santos".
Após o texto de Kfouri, o presidente do Santos FC, Andrés Rueda, emitiu uma carta de repudio, o qual o jornalista publicou em seu blog.
"O Santos FC rechaça veementemente o texto publicado neste sábado (9) pelo senhor Juca Kfouri no Portal UOL - Fluminense 0 X Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga essa coluna, com retratação e pedido de desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as devidas providências sejam tomadas.
Em outro trecho da carta, o presidente do Santos diz que o texto de Juca Kfouri "é uma total falta de respeito com o Santos FC, que tem seu nome exaltado no mundo inteiro, e não permitiremos que um texto como esse não tenha consequências".
Em seu Blog, Juca Kfouri escreveu que o presidente do Santos tem o direito de protestar e ele, como "jornalista de opinar".
"Fazer ameaças e punir quem não tem nada a ver com o que é de responsabilidade apenas e tão somente do blogueiro, fere não apenas a liberdade de imprensa como a democracia", escreveu Kfouri sobre o veto aos profissionais do UOL no Santos FC.