ELIMINATÓRIA DA COPA

Após mudar nome para agradar Europa, Macedônia do Norte pode disputar primeira Copa do Mundo

A seleção da Macedônia do Norte surpreendeu ao eliminar a Itália da Copa do Mundo

Torcida da Macedônia do Norte celebra vitória sobre a Itália nas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo.Créditos: UEFA
Escrito en ESPORTE el

A seleção da Macedônia do Norte entrou em campo na tarde desta terça-feira (29) para disputar uma inédita vaga na Copa do Mundo de futebol em uma partida contra Portugal. O pequeno país surgido após o desmembramento da antiga Iugoslávia foi forçado a mudar de nome pela União Europeia em 2019 para poder ingressar no bloco, mas até agora aguarda o avanço das tratativas.

Depois de eliminar a Itália - atual campeã da Eurocopa - em uma partida decidida nos acréscimos, a Macedônia do Norte encara Portugal para conseguir uma das vagas da repescagem das Eliminatórias da Europa.

O país conseguiu a vaga na repescagem após ficar em segundo lugar em um grupo formado por Alemanha (classificada), Romênia, Armênia, Islândia e Liechtenstein.

A Macedônia do Norte mudou o nome em 2019 sob pressão da Grécia em meio às tratativas para o país entrar na União Europeia e na Otan. O termo "do Norte" foi incluído na nomenclatura oficial para agradar o país vizinho, que não aceitava a entrada da Macedônia no bloco por conta de disputas em torno do nome em razão do Reino da Macedônia, que reunia os dois países. 

O país nasceu com o nome Antiga República Iugoslava da Macedônia, mas precisou mudar para conseguir romper as travas impostas pela Grécia. Com a mudança, a Macedônia do Norte conseguiu ingressar na Otan em 2020, mas ainda espera um avanço nas negociações com a União Europeia - que era o objetivo principal com a troca da nomenclatura oficial.