A Copa do Mundo do Catar acabou no último domingo (18) com o título da Seleção da Argentina sobre a então campeã França, em partida emocionante que deu ao astro Lionel Messi o título que lhe faltava. Acontece que os argentinos mal voltaram ao seu país para apresentar a Taça aos seus torcedores, e os fãs do esporte bretão já começam a apresentar sintomas de abstinência de futebol. Normal, afinal de contas, a grande final da Copa do Mundo ocorreu no domingo e, em uma semanal normal, de meio de calendário, nesta quarta-feira (21) já estaria acontecendo mais uma rodada do Brasileirão, ou de algum estadual, ou ainda alguma disputa de Copa, seja nacional ou continental.
Mas não é o caso da presente semana, que antecede o principais feriados da nossa civilização brasileira, depois do Carnaval, é claro: o Natal e o Ano Novo. O último jogo do ano acaba de terminar, na tarde desta quarta-feira (21), pelo Campeonato Paulista de Futebol Feminino com vitória do Palmeiras sobre o Santos por 2 a 1. Com a vitória na ida e na volta, as meninas palmeirenses faturaram uma taça que o clube não via há 21 anos. Mas passada essa partida, o torcedor terá de apelar para jogos passados na internet a fim de satisfazer a abistinência.
Te podría interesar
Logo após a virada de ano, entre os dias 2 e 5 de janeiro, os clubes começam a estrear os seus times sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Junior, disputada na primeira fase em 32 grupos com 4 equipes cada. O atual campeão e um dos favoritos ao título, o Palmeiras, estreia pelo Grupo 3 contra a Juazeirense em 3 de janeiro na cidade de São José do Rio Preto. Já o Flamengo estreia contra o Floresta em Jaú também no dia 3; O Corinthians encara o Zumbi em Araraquara na mesma data e o São Paulo joga contra o Porto Velho no dia seguinte. O Santos também estreia em 4 de janeiro, contra o São Raimundo, em Santo André.
Já os times principais só entram em campo a partir de 7 de janeiro, com o início dos campeonatos estaduais. Vejamos os principais.
Principais estaduais
Entre os principais campeonatos estaduais que ocorrem no começo do ano em todo o país, o Campeonato Paulista tem no próximo dia 15 de janeiro a data marcada para todas as estreias. Nesse dia, o atual campeão Palmeiras duela em casa contra o São Bento, de Sorocaba, e o rival Corinthians vai a Bragança Paulista enfrentar o RB Bragantino. O São Paulo estreia contra o Ituano, também em casa, e o Santos contra o Mirassol, na Vila Belmiro. É possível que, para evitar o cruzamento entre as torcidas, seja alterada a data de estreia ou de Palmeiras ou de São Paulo, mas ainda não há nada confirmado.
A grande surpresa do Paulistão fica por conta do retorno da tradicional Associação Portuguesa de Desportos à Série A1. O tradicional clube da capital paulista, que chegou a ser vice-campeão brasileiro em 1996, encara o Botafogo de Ribeirão Preto, no Canindé, após 7 anos longe da principal divisão do futebol paulista.
Pegando a Dutra e indo para o Rio de Janeiro, o Flamengo será o primeiro time do Estado a estrear no Campeonato Carioca, contra o Audax-RJ, em 12 de janeiro, no Maracanã. Isso ocorre por conta da equipe ser a atual campeã da Copa Libertadores e ter de viajar para a disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos, que ocorre no começo de fevereiro.
Os demais clubes estreiam na Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato, em 29 de janeiro. Nessa data, o Fluminense e o Botafogo jogam um clássico logo de cara e o Vasco da Gama, que recentemente voltou à primeira divisão do futebol nacional, duela com o Volta Redonda em casa. Assim como no Paulistão, é possível que algum desses jogos sofra alteração de data para evitar encontros de torcidas pela capital fluminense.
Em Minas Gerais, o Atlético-MG estreia contra a Caldense, em Belo Horizonte, no dia 21 de janeiro. Na mesma data, porém fora da capital, o Cruzeiro estreia como visitante contra o Patrocinense. No dia seguinte, completando a trinca da capital, o América-MG vai a Pouso Alegre, onde estreia no Campeonato Mineiro contra o time da cidade.
No Rio Grande do Sul, o Internacional estreia contra o Juventude, no Beira-Rio, em 21 de janeiro. No dia seguinte o Grêmio vai a Caxias do Sul, onde enfrenta o Caxias, pela sua estreia no Campeonato Gaucho. Pelo Campeonato Paranaense, o Athletico-PR estreia contra o Rio Branco fora de casa em 14 de janeiro e o Coritiba pega o Aruko logo no dia seguinte, como mandante.
No Nordeste, o Vitória estreia pelo Campeonato Baiano fora de casa contra o Bahia de Feira em 12 de janeiro, enquanto seu rival, o Bahia, joga como mandante no dia anterior contra a Juazeirense. Já no Ceará, os dois principais clubes estreiam em 15 de janeiro: O Fortaleza joga em casa contra o Iguatu, e o Ceará viaja para encarar o Guarani de Juazeiro.
Fechando o giro pelo Nordeste, o Sport estreia pelo Campeonato Pernambucano em casa contra o Íbis, clube famoso pelas próprias ações de marketing que o definiram como “o pior time do mundo”. A partida ocorre em 8 de janeiro, mesma data em que o rival Santa Cruz vai a Caruaru para jogar contra o Caruaru City. Já o Náutico começa sua trajetória um dia antes, também em Caruaru, contra o Central.
Recopa, Supercopa e Mundial
O Campeonato Brasileiro só começa a partir de maio, após o fim dos principais campeonatos estaduais. No entanto, já há dois campeonatos internacionais e um nacional a serem disputados em poucas partidas. E o Flamengo está nos três.
Atual campeão da Copa Libertadores da América, o rubro-negro está classificado para a Recopa Sul-Americana e para o Mundial de Clubes da FIFA. Como campeão da Copa do Brasil, a equipe carioca enfrenta o Palmeiras, atual campeão brasileiro, na Supercopa do Brasil.
A primeira disputa que se apresenta é a do Mundial de Clubes, entre 1 e 11 de fevereiro no Marrocos. Com estreia na semifinal, o Flamengo ainda não sabe quem será o seu adversário, mas já sabe que a estreia ocorre entre 7 e 8 de fevereiro. Se vencer, encara provavelmente o Real Madrid na final em 11 de fevereiro. Se perder, disputa o terceiro lugar no dia anterior.
Já na Recopa Sul-Americana, disputada contra o Independiente Del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, o Flamengo fará dois jogos. O primeiro ocorre na casa do adversário, no estádio Olímpico Ataualpa, em Quito, no dia 22 de fevereiro. A volta está marcada para primeiro de março no Maracanã.
A Supercopa do Brasil, por sua vez, dado o calendário apertado do Flamengo, ainda não tem data marcada. O torneio é disputado em jogo único realizado em campo neutro, cujo vencedor leva a taça. No caso de empate, a disputa é feita nos pênaltis.
Copa Libertadores da América
Por fim, a Copa Libertadores da América, principal torneio continental, já tem hora para começar. Ainda que o sorteio da fase de grupos não tenha sido realizado, e provavelmente só o será a partir de janeiro, Atlético-MG e Fortaleza já têm os seus adversários pela segunda fase, ainda eliminatória, da competição. O Galo enfrenta o Carabobo, da Venezuela, em partidas de ida e volta, enquanto o Leão encara o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Os jogos estão marcados para 22 de fevereiro e primeiro de março.
Em caso de classificação, o Fortaleza decidirá na terceira fase uma vaga na fase de grupos contra o vencedor de Curicó Unidos, do Chile, e Cerro Porteño, do Paraguai. Já o Atlético-MG terá de encarar o vencedor entre Universidade Católica, do Equador, e o Millionarios, da Colômbia. A terceira fase está marcada para os dias 8 e 15 de março.