O britânico Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, recebeu nesta segunda-feira (7), na Câmara dos Deputados em Brasília, o título de cidadão honorário brasileiro. Após a sessão solene, o automobilista se encontrou com o ativista e comunicador Renê Silva, que o presentou com um boné "CPX", sigla para Complexo do Alemão, e com um exemplar do Voz das Comunidades, jornal feito por moradores de favelas do Rio de Janeiro.
"O encontro aconteceu! Obrigado, Lewis Hamilton, por ouvir um pouco da minha história e ainda fez questão de levar o jornal. Perguntou o significava Voz das Comunidades e também CPX no boné que entreguei", escreveu Renê Silva em suas redes sociais o divulgar fotos do encontro.
Te podría interesar
"Ele levou o boné e o jornal perguntou se podia levar também! Hahaha muito maneiro esse cara, gente! Gostei mais ainda", disse ainda o comunicador.
Lula, o boné CPX e o ódio bolsonarista
Em outubro deste ano, durante a campanha eleitoral, o agora presidente eleito Lula realizou um ato político no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e utilizou o boné com a sigla CPX.
Na ocasião, bolsonaristas, incentivados por Jair Bolsonaro, que disparou a mentira de que Lula havia se encontrado com "traficantes", criaram uma fake news sobre a sigla e a relacionaram ao tráfico de drogas.
Rene, que apareceu ao lado de Lula nas fotos, foi às redes rebater as mentiras. “Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam BXD para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, disse.
Um dos efeitos dos ataques bolsonaristas aos moradores do Complexo do Alemão, porém, foi a disparada na procura pelo boné "CPX".