Aos 26 anos, o catarinense Pedro Barros conquistou a medalha de prata na modalidade skate park em Tóquio na madrugada desta quinta-feira (5) e levou o Brasil a igualar o recorde de 19 medalhas, obtido no Rio, em uma edição dos Jogos Olímpicos.
Sob um calor de 34ºC no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, Barros marcou 86,14 pontos, sendo superado apenas pelo australiano Keegan Palmer, que fez 95,83. O estadunidense Cory Juneau ficou em terceiro, com 84,13, à frente do brasileiro Luiz Francisco, o Luizinho, que fez 83,14 pontos e reclamou da avaliação dos juízes.
Nascido na comunidade do Rio Tavares, região isolada de Florianópolis, Pedro Barros se profissionalizou no skate aos 13 anos. Em 2009 foi terceiro lugar no X-Games, evento que foi campeão por seis vezes seguidas, entre 2010 e 2016.
"A gente vem lutando por isso a vida inteira, sempre rodeado de pessoas maravilhosas que lutaram mto pra fazer minha vida melhor. Essa história do park, nas olimpíadas, minha história, é só um exemplo para o povo brasileiro, que está na nossa mão. Podemos fazer do nosso país um lugar melhor através do amor e do respeito. A gente pode cair várias vezes no chão, mas a missão é ver um amanhã melhor", disse à SporTV após conquistar a prata em Tóquio.
Veja a performance de Pedro Barros