O ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno, anunciou neste sábado (18) a compra do Cruzeiro Esporte Clube após a mudança no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube. Ele será o sócio majoritário.
A negociação, intermediada pela XP Investimentos, foi conduzida em sigilo. Pelo contrato, Ronaldo deverá investir 400 milhões no Cruzeiro nos próximos anos. Ainda não se sabe qual foi o percentual que o ex-jogador arrematou. Na sexta-feira (17), o clube permitiu a compra de até 90% de suas ações.
"Tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o Cruzeiro a um lugar onde ele merece estar. Temos muito trabalho pela frente", disse o ex-jogador ao anunciar a conclusão da negociação.
O clube foi rebaixado no Campeonato Brasileiro de Futebol em 2019 e, desde então, se mantém na Série B.
"Peço ao torcedor que se conecte outra vez com o clube, que volte a frequentar o clube e ir aos estádios, porque vamos precisar de toda força e união da torcida cruzeirense. Temos muito trabalho pela frente e nada a comemorar por enquanto, mas temos muita ambição de fazer o Cruzeiro gigante novamente", completou.
Nas redes sociais, o clube lançou a tag #CruzeiroFenomenal.
Cria do São Cristóvão do Rio de Janeiro, Ronaldo foi revelado nacionalmente pelo Cruzeiro.
Em 2018, o craque comprou o clube Real Valladolid, da Espanha. A equipe acabou rebaixada na temporada 2020/2021 e luta pelo acesso à elite do futebol espanhol.