Japão quer impor estado de emergência em Tóquio antes da vacinação para assegurar Jogos Olímpicos

Objetivo seria impedir propagação da nova cepa do coronavírus antes do início da campanha, em fevereiro, o que poderia causar novo adiamento ou até o cancelamento do evento esportivo

Estádio construído para os Jogos de Tóquio 2020 (foto: divulgação)
Escrito en ESPORTE el

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, revelou nesta segunda-feira (2) que o seu governo planeja decretar estado de emergência em Tóquio e outras três cidades vizinhas (Chiba, Kanagawa e Saitama), para evitar a propagação da nova cepa do coronavírus SARS-CoV-2, causadora da infecção covid-19.

Em sua primeira entrevista coletiva neste ano de 2021, Suga lembrou que a campanha de vacinação contra o coronavírus no país terá início no mês de fevereiro, e garantiu a ela “está sendo planejada minuciosamente para permitir que os Jogos Olímpicos sejam realizados com sucesso”.

Os Jogos Olímpicos de 2020 foram adiados por um ano devido à pandemia do coronavírus. A nova data marcada para abertura do evento é o dia 23 de julho.

O temor das autoridades japonesas é que a segunda onda do surto, especialmente graças a nova cepa “britânica” (conhecida assim porque seus primeiros casos foram identificados no Reino Unido) possa obrigar a um novo adiamento, ou até mesmo a um cancelamento do evento.

“Estamos considerando a possiblidade de um novo estado de emergência”, disse Suga, que admitiu um aumento significativo no número de novos casos de covid na capital japonesas nestes primeiros dias de 2021, com média de 1,1 mil contágios diários.

“Não são números alarmantes, mas merecem atenção, e medidas voltadas a evitar que coloquemos em risco o grande evento deste verão (no hemisfério norte), pelo qual trabalhamos arduamente nos últimos anos”, comentou Suga.

O primeiro-ministro também afirmou que o Japão pretende fazer dos Jogos Olímpicos de Tóquio “a prova de que a humanidade finalmente derrotou o vírus”.