Brasileira é única mulher entre árbitros do Mundial de Clubes da Fifa

Além de Edina Alves, país será representado no quadro de arbitragem do torneio por Neuza Back, uma das duas mulheres convocadas para serem assistentes

Neuza Back (à esq.) e Edina Alves vão representar o Brasil no quadro de arbitragem do Mundial de Clubes (Foto Reprodução Instagram)
Escrito en ESPORTE el

A árbitra brasileira Edina Alves é a única mulher entre os sete juízes escalados pela Fifa nesta segunda-feira (4) para apitar partidas do Mundial de Clubes.

Na lista de 12 assistentes chamados pela federação para o campeonato, há outras duas mulheres: a também brasileira Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida.  

Edina e Neuza são, aliás, as únicas representantes do Brasil no quadro de arbitragem do torneio. Ele acontecerá em fevereiro deste ano no Qatar, mas valerá como título referente a 2020. O campeonato foi postergado devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o comunicado da entidade, “a nomeação do trio feminino liderado por Edina Alves Batista dá continuidade ao caminho iniciado na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Índia 2017”, no qual a suíça Esther Staubli comandou um jogo. Depois daquele torneio, de acordo com a Fifa, a uruguaia Claudia Umpierrez apitou dois jogos também numa edição da copa sub-17, realizada em 2019 no Brasil.

Edina está no quadro da Fifa desde 2016 e já comandou jogos da Série A do Campeonato Brasileiro masculino e uma semifinal da Copa do Mundo Feminina de 2019.

Veja a lista completa dos árbitros convocados aqui.