Os sócios do Corinthians elegeram neste sábado (28) o novo presidente do clube, e o mais votado foi um nome bastante conhecido: com 38% dos votos, Duílio Monteiro Alves venceu a disputa e assumirá o cargo a partir de 2021.
Monteiro Alves teve 1081 votos, com os quais superou Augusto Melo (939 votos) e o ex-presidente Mário Gobbi (783). Apenas 2873 sócios puderam votar nas eleições deste ano.
Duílio Monteiro Alves é filho do sociólogo Adílson Monteiro Alves, que foi diretor de futebol na época da Democracia Corinthiana (1982-1984) – naquele então, seu pai foi o principal aliado, dentro da diretoria, do sistema democrático implementado no departamento de futebol do clube, idealizado por jogadores como Sócrates, Wladimir e Casagrande.
Porém, no contexto atual do Corinthians, Duílio representa a continuidade do grupo ligado a Andrés Sanches, que está no poder desde 2007.
A dinastia se iniciou com o próprio Sanches, eleito em 2007. Em 2011, continuou com Mário Gobbi (hoje opositor), que conquistou os títulos da Libertadores e o segundo mundial do clube. Em 2014, se manteve no poder com Roberto de Andrade.
Em 2017, Andrés Sanches voltou a ser o líder do grupo na presidência, e Duílio Monteiro Alves foi seu diretor de futebol, ocupando o mesmo cargo que seu pai exerceu 35 anos antes. A partir do próximo ano, ele será o presidente do clube.