"Fora Bolsonaro": STJD inocenta Carol Solberg por 5x4

Um dos auditores que votou pela continuidade da punição da jogadora citou artigo do apresentador Tiago Leifert que diz que "quando política e esporte se misturam dá ruim"

Carol Solberg (Reprodução/Instagram)
Escrito en ESPORTE el

O Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) derrubou a advertência aplicada à jogadora de vôlei Carol Solberg em primeira instância por ela ter gritado “Fora, Bolsonaro” durante entrevista ao vivo na televisão. 

Segundo informações de Demétrio Vecchioli, do Olhar Olímpico, o placar terminou em 5x4 em favor da derrubada da punição aplicada pela 1ª Comissão Disciplinar.

Ela havia sido foi condenada por três votos a dois a uma punição de advertência por teoricamente descumprir trecho do regulamento que proíbe dar opinião que prejudique a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e seus parceiros comerciais. A entidade conta com o Banco do Brasil como um de seus patrocinadores. 

"Não há tipificação no sentido de vedar conduta de expressão política. Tampouco pode-se afirmar que a conduta da atleta tenha prejudicado a CBV, patrocinadores e parceiros privados. A personalidade atingida pela fala da atleta não tem ligação direta com a CBV, com os patrocinadores e parceiros comerciais. A CBV é entidade privada e a despeito de receber verbas públicas gosta de autonomia desportiva e não possui subordinação ao poder estatal", disse o auditor Tamoio Athayde Marcondes durante a votação.

Marcondes foi um dos cinco que contrariaram a posição do relator do caso, Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, e destacou que o Banco do Brasil não é comandada por Bolsonaro.

Para defender a punição à jogadora, o auditor Vantuil Gonçalves Junior leu um trecho de um artigo de opinião do apresentador Tiago Leifert - que não é nenhuma autoridade jurídica ou desportiva - para embasar seu argumento. "Quando política e esporte se misturam dá ruim [...] A gente precisa respirar. Você liga no basquete, no vôlei, no futebol para ter umas duas horas de paixão, suspense, humor", diz trecho lido.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar