Maradona faz 60 anos e é homenageado por figuras do esporte e da política

Craque argentino foi felicitado por personalidades como Ronaldo, Ronaldinho, Batistuta, Mourinho, Alberto Fernández, Evo Morales, Nicolás Maduro e outros. Igreja Maradoniana celebrou seu “dia de natal”

Foto: AFA
Escrito en ESPORTE el

Uma semana depois dos 80 anos de Pelé, o mundo do futebol comemora mais um aniversário importante de outra das lendas desse esporte: o argentino Diego Armando Maradona, capital da seleção campeã da Copa do Mundo de 1986 (no México), completou 60 anos nesta sexta-feira (30).

Para comemorar a data, a assessoria que cuida da página de Maradona no Facebook produziu um vídeo com saudações ao craque argentino enviadas por diversas personalidades: os brasileiros Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Careca, os argentinos Gabriel Batistuta e Jorge Burruchaga, entre muitos outros; o técnico português José Mourinho, os ex-futebolistas Marco Van Basten (Holanda), Carlos Valderrama, Franco Baresi (Itália), Bernd Schuster (Alemanha) e vários mais. Também participaram personalidades de outros esportes, como a ex-tenista argentina Gabriela Sabatini e o ex-saltador cubano Javier Sotomayor.

Fora do âmbito esportivo, Maradona também recebeu mensagens do mundo da política, a começar pelo presidente argentino Alberto Fernández, que dedicou um tuíte ao maior ídolo do esporte em seu país: “Maradona alegrou milhões com seu talento ímpar. Devemos a ele muitas das nossas grandes alegrias, por isso hoje lhe mostramos tanto carinho”.

Outro que dedicou palavras ao craque foi o ex-presidente boliviano Evo Morales: “Obrigado por nos maravilhar com seu grande talento no futebol e por nos conscientizar de seu compromisso social. Os momentos de alegria que você deu ao mundo são inesquecíveis”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também não deixou a data passar em branco. “Todo meu amor pelo meu grande amigo Diego Maradona. Desejo nesta nova etapa de sua vida que a felicidade e a alegria sempre andem ao seu lado. Obrigado por compartilhar conosco este sentimento de compromisso e fidelidade ao nosso povo”, escreveu o mandatário.

Mas claro que nenhuma das celebrações foi tão eloquente quanto a da Igreja Maradoniana, que recordou a data como o verdadeiro nascimento do seu “Niño D10S” (um trocadilho com o termo “Menino Deus” em espanhol, com o número 10 incluído, recordando o número da camiseta que Maradona usou como jogador.

A Igreja Maradoniana foi fundada em 1998 por um grupo de amigos, que hoje asseguram contar com cerca de 500 mil seguidores em todo o mundo. Claro que a grande maioria vive na Argentina, mas também há grupos em países como Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Índia, Japão, Chile, Estados Unidos, México e até no Brasil. Para esses fiéis maradonianos, o dia de hoje corresponde ao natal do ano 60 d.D. (depois de Diego).

Veja algumas mensagens de felicitação pelo aniversário de Maradona:

https://twitter.com/alferdez/status/1322210421907038210
https://twitter.com/evoespueblo/status/1322145558446952449
https://twitter.com/NicolasMaduro/status/1322265803492917249