Vitória reelege Loreno Pazolini (Republicanos) com 56,22% dos votos

Atual prefeito da capital do Espírito Santo dribla a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro ao se posicionar como centro direita

Créditos: Reprodução
Escrito en ELEIÇÕES 2024 - APURAÇÃO el

O prefeito de Vitória, capital do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini (Republicanos), foi reeleito neste domingo (6) com 105.599 votos (56,22%). O resultado confirma as previsões indicadas pelas pesquisas eleitorais.

Pazolini derrotou os ex-prefeitos João Coser (PT) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Tanto Coser quanto Luiz Paulo receberam apoio discreto do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que preferiu não se envolver ativamente na campanha de nenhum candidato.

Integrante do grupo de oposição ao atual governador capixaba, Pazolini emerge como um nome natural para a sucessão estadual em 2026, quando Casagrande estará impedido de concorrer novamente, ao final de seu segundo mandato.

A eleição em Vitória se destacou por deixar a polarização nacional em segundo plano. Pazolini, posicionado na centro direita, não contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que optou por apoiar o deputado estadual Capitão Assumção (PL).

O presidente Lula gravou mensagens de apoio para João Coser, mas não participou diretamente da campanha na capital capixaba.

Fórum

Em segundo lugar, Coser teve 15,6% dos votos, seguido por Lucas, que somou 12,46%.

Com a vitória de Pazolini, Vitória mantém a tradição de reeleger seus prefeitos desde a introdução da reeleição no Brasil. Todos os prefeitos que buscaram um segundo mandato na cidade saíram vitoriosos, incluindo Luiz Paulo Vellozo Lucas (1997-2004), João Coser (2005-2012), Luciano Rezende (2013-2020) e, agora, Lorenzo Pazolini.

Quem é Pazolini

Lorenzo Pazolini, 42 anos, é filiado ao Republicanos e iniciou sua carreira como auditor do Tribunal de Contas do Espírito Santo. No entanto, ganhou destaque público como delegado da Polícia Civil, especialmente à frente da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Vitória.

Eleito deputado estadual em 2018, Pazolini venceu as eleições para prefeito da capital capixaba em 2020, derrotando João Coser no segundo turno com 58,50% dos votos válidos.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar