ELEIÇÕES 2024

Manaus terá 2° turno entre David Almeida e Capitão Alberto

Atual prefeito do Avante disputa prefeitura da capital do Amazonas com deputado federal bolsonarista

Créditos: Fotomontagem (Wikipedia) - Atual prefeito David Almeida (Avante) disputa segundo turno com bolsonarista Capitão Alberto (PL)
Escrito en ELEIÇÕES 2024 - APURAÇÃO el

Com mais de 98% das urnas apuradas a disputa pela prefeitura de Manaus (AM) já tem os dois candidatos que vão ao segundo turno da capital amazonense: o atual prefeito David Almeida (Avante), com 32, 18% dos votos e o bolsonarista Capitão Alberto (PL) com 24,94% dos votos.

Fórum

Acompanhe ao vivo a apuração aqui

Eles superaram as candidaturas de Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

A disputa de segundo turno, que vai acontecer no dia 27 de outubro, tende a ser menos acirrada.

Um levantamento realizado pela Quaest na véspera do primeiro turno, que já indicava a possibilidade da disputa direta entre os dois candidatos, apontou que um eventual cenário entre Almeida e Neto, confirmado nas urnas, terminaria com vitória do prefeito por 52% a 35%.

Quem é David Almeida

David Almeida busca a reeleição. Formado em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra), ele é um político com uma longa trajetória no Amazonas. Foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos a partir de 2006, e em 2017, assumiu o cargo de governador interino do Amazonas após a cassação do então governador José Melo.

Em 2020, Almeida foi eleito prefeito de Manaus, recebendo 466.970 votos. Ao longo de sua carreira, ele ocupou posições de liderança, como a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas, e tem um perfil centrado na modernização dos serviços públicos da capital amazonense. Almeida é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e também é reconhecido por seu trabalho na saúde e infraestrutura durante a pandemia de Covid-19.

Capitão Alberto Neto

Capitão Alberto Neto é militar da reserva da Polícia Militar do Amazonas. Ele construiu sua carreira política com foco na segurança pública, defendendo políticas de extrema direita de endurecimento contra o crime. Em 2018, foi eleito para o primeiro mandato na Câmara na onda bolsonarista, que também o reelegeu em 2022.

No Congresso atua em projetos voltados para o fortalecimento das forças de segurança e a proteção dos policiais. Na disputa pela prefeitura de Manaus, ele representa a ala conservadora e enfatiza uma política de ordem e segurança. Defende medidas como a flexibilização do porte de armas e políticas mais punitivas em relação ao crime.

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky