DE SÃO PAULO | Durante o Fórum Econômico Brasil-Portugal, realizado nesta quinta-feira (20), o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou a importância das relações entre os dois países.
O ex-governador e ex-senador do Acre, que agora ocupa a presidência da agência, afirmou em discurso que deseja expandir os investimentos brasileiros em Portugal.
Te podría interesar
"O investimento que o Brasil faz em Portugal ainda é pequeno. É significativo, mas ainda é pequeno. Temos condição de ter mais investimentos, de sermos um parceiro maior, de ampliar, dobrar, triplicar o nosso fluxo de comércio exterior. A ApexBrasil trabalha com duas missões: a promoção do Brasil no mundo e atração de investimentos", afirmou Jorge Viana, que ainda destacou a importância da Embraer e da indústria de tecnologia nas relações bilaterais.
O chefe da empresa ainda definiu que deseja mudar o perfil do comércio bilateral entre Brasil e Portugal, substituindo as exportações de petróleo para outros bens.
"O nosso fluxo com Portugal é em torno de cinco bilhões de dólares. Dos três bilhões que exportamos, dois terços estão relacionados ao petróleo. Nós somos um grande produtor de petróleo, temos o pré-sal. Mas acho que dá para melhorar", afirmou o residente da Apex.
O evento
Estiveram presentes no evento do presidente da FIESP, Josué Gomes da Silva, a administradora da AICEP, Joana Gaspar, e o embaixador Laudemar Aguiar, do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), além de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, e Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal.
O evento reuniu lideranças governamentais, empresariais e diplomatas para discutir o aprofundamento das relações comerciais e a ampliação de investimentos entre os dois países.
Organizado por ApexBrasil, AICEP, FIESP e CIESP, o evento integra a XIV Cimeira Bilateral, mecanismo oficial de diálogo entre os governos brasileiro e português.