BANCO CENTRAL

Fake: Roberto Campos Neto não é economista, diz Conselho Regional de Economia

Contestação foi feita pelo órgão representativo da classe após o presidente bolsonarista do Banco Central ser agraciado com o prêmio "Economista do Ano" pela Ordem dos Economistas do Brasil

Roberto Campos Neto.Créditos: Raphael Ribeiro/ BCB
Escrito en ECONOMIA el

Em nota divulgada nesta quinta-feira (8) em seu site, o Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) afirma que causou "estranheza" o fato de Roberto Campos Neto, presidente bolsonarista do Banco Central, ter sido agraciado com o prêmio "Economista do Ano" pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Segundo o Conselho Regional, entidade que representa os economistas do país, a "lei 1.411/1951 e o Decreto 31.794/1952, protegendo a sociedade, determinam que só podem ser designados como Economistas os Bacharéis em Ciências Econômicas que sejam registrados no Conselho Regional de Economia que jurisdicione o seu domicílio ou local de trabalho”.

Em seu currículo no site do Banco Central, Campos Neto se apresenta como "Bacharel em Economia, University of California, Los Angeles - EUA, 1993" e "Mestrado em Economia, University of California, Los Angeles - EUA, 1995", além de registar um "Programa Executivo em Liderança, U.S. Military Academy at West Point, Nova Iorque - EUA, 2017" e outro "Programa Executivo em Inovação Tecnológica, Singularity University, Califórnia - EUA, 2018".

“Assim como um Bacharel em Direito só pode atuar como Advogado após registrar-se na OAB, um contador no CRC, um médico no CRM, um engenheiro no CREA, etc, igualmente a um Bacharel em Ciências Econômicas só é permitido atuar como economista após registrar-se regularmente no respectivo CORECON”, esclarece o presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes. 

“Uma das razões é que os conselhos constituem o tribunal de ética para julgar os atos e as omissões dos profissionais – com maior propriedade porque conhecem a técnica, os direitos e os deveres deles – não deixando a população e as empresas sem ter a quem reclamar de imediato e eficazmente”, complementa.

Gomes afirma que a honraria concedida a Campos neto causou estranheza pelo fato do presidente do BC não ser um economista.

“Desde 1959, portanto há 65 anos, tal prêmio é conferido, e nunca o foi a alguém que não seja Economista. É estranho atribuir o título de “Economista do Ano” a alguém que é apenas Bacharel em Ciências Econômicas, nunca registrou-se em qualquer dos Conselhos Regionais de Economia em cuja jurisdição atuou, portanto, ou jamais exerceu a profissão de Economista ou a exerceu de forma ilegal”, afirma.

Leia a nota na íntegra no site do Corecon-SP