A multinacional irlandesa-americana de embalagens Smurfit Westrock, focada na produção de papelão ondulado, anunciou a expansão de mais uma planta industrial no nordeste.
A cidade escolhida foi Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza (CE), por conta de sua conexão com o chamado Complexo Nordeste, composto por instalações da empresa em Pacajus e um Centro de Soluções de Embalagens.
“Com um investimento de mais de US$ 33 milhões (cerca de R$ 184 milhões em conversão direta) em Maranguape, o Complexo Nordeste diversifica nosso portfólio e amplia nossa capacidade de produção para assegurar um suprimento ainda mais ágil aos nossos clientes em todos os segmentos da região. Atendemos empresas dos setores de bens de consumo e duráveis, fornecendo soluções eficientes que otimizam os custos logísticos, e apoiam o crescimento sustentável de mercado”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Westrock no Brasil, ao jornal Diário do Nordeste.
A região já representa 11% do mercado brasileiro de papelão ondulado, um tipo de insumo cuja demanda indica aumento do consumo e da produtividade regional.
No ano de 2023, primeiro ano do governo Lula, o PIB nordestino cresceu acima da média do país, puxada por investimentos produtivos intensos no Ceará e no Maranhão.
A economia brasileira também tem dado sinais positivas, com projeções de crescimento revisadas para cima ao longo dos próximos anos, que foram celebradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.