Os bons indicadores macroeconômicos alcançados pelo governo Lula está fazendo as famílias brasileiras encherem mais o carrinho de compras do supermercado. É o que aponta pesquisa recente da consultoria Kantar, especialista em dados.
De acordo com o levantamento, entre março de 2023 e março de 2024, houve um aumento de 7,8% nos itens comprados a cada ida no supermercado.
Te podría interesar
Entre os produtos que mais registraram crescimento a cada compra, estão aqueles classificados na categoria "sabor e prazer", que são bazar (9,9%) bebidas (9,4%) e doces (9,3%). Também tiveram aumento significativo nas compras os salgados (7,7%) e itens de higiene e beleza (5,3%).
Diretor de contas da Kantar, Renan Morais aponta que o carrinho de compras mais cheio está relacionado à queda do desemprego e baixa da inflação no país.
Te podría interesar
"A menor inflação, o baixo desemprego e as iniciativas do governo de fortalecimento de renda das classes mais baixas favoreceram o crescimento de categorias menos priorizadas", declarou ao jornal Folha de S. Paulo.
"Estamos observando que as classes C, D e E estão acessando mais categorias como chocolates, salgadinhos de pacote, refrigerantes e cervejas. Há uma busca maior por essas categorias, que anteriormente tinham um papel mais complementar na cesta de compras", afirmou ainda.
Dados macroeconômicos positivos
A inflação no Brasil, que chegou a 12% em abril de 2022 no governo Bolsonaro, caiu para 4,62% e, no acumulado dos últimos 12 meses, está em 3,93%. A taxa de desemprego atingiu no último trimestre de maio a menor taxa desde 2014, chegando a 7,1%. Além disso, a renda domiciliar per capita teve alta de 11,5% e o aumento do salário mínimo real chegou a 6% em 2 anos.