AGRO

Efeito Lula: aberturas de mercado para o agro batem recorde histórico

Governo celebra o "melhor semestre da história" para produtores brasileiros

Lula e o ministro da Agricultura, Carlos FávaroCréditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en ECONOMIA el

Um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) revelou que o governo Lula bateu o recorde de aberturas de mercado no comércio exterior durante o primeiro semestre de 2024.

O esforço do MAPA junto ao Ministério das Relações Exteriores fez com que 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros fossem abertos no comércio mundial, beneficiando 30 países.

Junho foi o mês mais significativo, com 26 mercados abertos em 13 países, representando 32% das aberturas do ano. Para se ter uma ideia, apenas em 2024, mais mercados foram abertos até então do que nos anos de 2019 e 2022 sob o comando do governo Bolsonaro.

“O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade. Batemos todos os recordes de abertura de mercados - 18 meses, um ano e meio de governo Lula -, 150 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira”, ressalta o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

As aberturas de 2024 abrangem todos os continentes:

  • África (6): África do Sul, Botsuana, Lesoto, Nigéria, Zâmbia, Egito
  • Ásia (13): Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura, Turquia
  • Europa (3): Belarus, Rússia, Grã-Bretanha
  • Oceania (1): Austrália
  • Américas (7): Canadá, México, EUA, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Peru

“Atendendo ao pedido do presidente Lula e do ministro Fávaro, temos trabalhado incansavelmente e dialogado com diversos países para oferecer ainda mais oportunidades aos produtores rurais, facilitando a exportação e aumentando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

Com informações da Agência Gov.