EXCLUSIVO

Alta do dólar: José Genoino decifra disparada da moeda e dá 'nome aos bois'

Ex-presidente do PT expõe quem e o que está por trás da forte subida da moeda norte-americana com relação ao real

O ex-deputado José Genoino.Créditos: Alex Silva/PT
Escrito en ECONOMIA el

O ex-presidente do PT e ex-deputado federal José Genoino revelou, em entrevista ao jornalista Luiz Carlos Azenha no Fórum Café desta terça-feira (2), sua visão sobre os fatores por trás da recente disparada do dólar. Na segunda-feira (1), a moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 5,65, a maior alta desde janeiro de 2022.

Parte da imprensa tem sugerido que a valorização do dólar estaria relacionada às reações do mercado financeiro a declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que têm criticado a política de juros do Banco Central (BC) e sua independência.

Para Genoino, contudo, o verdadeiro responsável pela alta do dólar é o próprio BC, em especial seu presidente, Roberto Campos Neto, a quem o petista chama de "infiltrado do bolsonarismo que quer torpedear o governo Lula".

O ex-parlamentar acusa Campos Neto de incentivar a "especulação do dólar" e de não intervir para conter a alta da moeda, como já fez durante o governo Bolsonaro utilizando as reservas cambiais da instituição. Genoino argumenta que essa atitude visa justificar um possível aumento na taxa básica de juros (Selic) e garantir o ajuste fiscal, prejudicando os investimentos do governo Lula em áreas como educação, saúde e previdência.

"Há uma crise real, sistêmica, do modelo neoliberal que atinge o mundo inteiro. A alguns mais e a outros menos. É nesse clima de crise que, no caso do Brasil, há uma atitude de incentivo à especulação do dólar por parte do presidente do Banco Central. Ele não toma nenhuma atitude: fica especulando com o aumento do dólar para que atinja de maneira dura a economia e justifique o aumento dos juros", afirma Genoino.

"Setores financeiros monopolistas querem garantir o ajuste fiscal tirando dos pobres. Querem mexer na saúde, educação e previdência", prossegue.

Genoino também destaca o aspecto político e eleitoreiro da articulação de Campos Neto e das elites financeiras para manter o dólar alto.

"Eles querem, com isso, fazer um processo de 'mostrar a crise' do governo Lula para que ele possa ser enfraquecido politicamente. Estamos em ano eleitoral. Querem encurralar o Lula politicamente", pontua.

O ex-deputado propõe que o PT, partidos de esquerda e lideranças políticas façam um "movimento contra a especulação do dólar". "É especulação para forçar o aumento dos juros e fazer o governo mexer no teto da previdência, saúde e educação", diz.

"Campos Neto é um infiltrado do bolsonarismo no Banco Central para torpedear o governo Lula", finaliza José Genoino.

Assista à entrevista de Genoino ao Fórum Café