Neste ano, as relações diplomáticas do Brasil com os Estados Unidos fazem 200 anos e em função da data a ApexBrasil e a Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, os Estados Unidos, realizaram um estudo que traz análises sobre o comércio de bens e serviços e o impacto social e econômico da relação comercial entre os dois países.
Em 2023, os Estados Unidos foram o segundo principal parceiro comercial do Brasil e também o segundo maior destino das exportações do país, estabelecendo uma corrente de comércio bilateral de aproximados US$ 75 bilhões. Em termos de investimentos, o país da América do Norte é, há mais de uma década, o principal investidor estrangeiro, com um estoque de investimentos estrangeiros diretos (IED) de US$ 228,8 bilhões em 2022, conforme o Banco Central. Isso representa quase 30% do total de investimentos estrangeiros diretos no país.
Te podría interesar
Em vista destes números, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, acredita que o Brasil deve ter como prioridade o desenvolvimento do comércio exterior com os EUA, defendendo o estabelecimento de uma política "exclusiva e estratégica". "Não se trata de gostar ou não gostar, ou de quem governa. É um mercado prioritário e onde há maior potencial de crescimento. Nossa prioridade é fazer crescer o comércio do Brasil, gerando riqueza, empregos e renda", aponta.
Segundo o estudo, hoje a pauta exportadora brasileira para os Estados Unidos inclui distintos grupos de produtos de alto valor agregado. A indústria de transformação, que inclui os setores siderúrgico, metalúrgico, de aeronaves, entre outros, respondeu por 80,9% das vendas nacionais para o mercado norte-americano em 2023.
O país é também é o maior consumidor de um dos produtos brasileiros de maior valor agregado da indústria brasileira, os aviões comerciais. Em 2023, foram US$ 1.973,5 bilhão exportados, colocando o Brasil como o quarto principal fornecedor de aeronaves e suas partes, com 10,5% de participação, atrás apenas do Canadá (41,1%), da França (24,4%) e da Alemanha (16,7%).
Projetos setoriais entre Brasil e EUA
A participação que o Brasil tem no mercado estadunidense ainda é pequena, com o país ocupando a 18ª posição entre os principais exportadores e 1,2% do total importado. Mas a presença brasileira no maior mercado de consumo do mundo pode crescer por conta da queda na participação chinesa entre os maiores exportadores para os Estados Unidos.
O Mapa da ApexBrasil aponta 971 produtos com oportunidades comerciais para exportadores brasileiros no mercado dos EUA, representando vendas em torno de US$ 929,2 bilhões. Conforme o estudo, há boas perspectivas para as exportações de artigos manufaturados e de máquinas e equipamentos de transporte.
Além das vendas diretas, os Estados Unidos são o mercado que possui o maior número de projetos setoriais da ApexBrasil. São 41 no total, com cinco áreas recebendo 78% do estoque total de IED dos Estados Unidos em 2022: “Holdings” (47,3%), “Finanças e Seguros” (14%), “Outras Indústrias” (7,7%), “Informação” (4,6%) e “Químicos” (4,3%).