O empresário mexicano do ramo de telecomunicações Carlos Slim visitou o presidente Lula na última sexta-feira (19) e anunciou um pacotão de investimentos de R$ 40 bilhões no país.
Slim é o acionista majoritário da Claro, uma das maiores empresas do ramo de telecomunicações do país, e não poupou elogios ao governo federal após a reunião com Lula.
Te podría interesar
“Foi uma conversa ampla e interessante. Estivemos falando de como estão as economias, a do Brasil cada vez melhor, com inflação reduzida. Falamos dos nossos planos de investimento e do interesse que temos de seguir apostando de maneira importante no país”, afirmou Slim.
Os investimentos se focarão na implantação de fibra óptica e redes 5G, essenciais para o desenvolvimento da digitalização do Brasil.
Te podría interesar
A inclusão digital se deu de maneira acelerada durante os governos Lula 1 e 2 e Dilma 1 e 2, e, com os novos investimentos, o setor deve crescer ainda mais nos próximos anos.
Quem é Carlos Slim?
Carlos Slim é um empresário mexicano, investidor e filantropo, que já foi considerado o homem mais rico do mundo. Com fortuna estimada em US$ 105 bilhões, ele possui grande influência dentro da América do Norte.
Ele possui grande participação em empresas mexicanas através de seu conglomerado, o Grupo Carso. Ele é o maior acionista da The New York Times Company e o maior controlador de América Móvil, a maior operadora de telefonia celular da América Latina, que inclui a Claro.
Ele foi classificado como o homem mais rico do mundo pela Forbes de 2010 a 2013 e, atualmente, está na 11ª posição na lista do Bloomberg Billionaires Index.
Inclusão digital no governo Lula 3
No ano passado, o governo Lula já havia anunciado um grande projeto de expansão da inclusão digital no Brasil. Em agosto, o Executivo lançou um programa com foco na qualidade da conexão à internet, no acesso à TV Digital e nos serviços postais oferecidos à população.
"Nosso país entra agora em uma nova fase, com investimentos expressivos para levar ao povo brasileiro mais internet de alta velocidade, mais serviços públicos digitalizados e mais acesso à TV com qualidade de imagem e som. O PAC é uma verdadeira vitória para esse país e o Ministério das Comunicações vai trabalhar duro para que esses recursos sejam convertidos em benefícios à população", afirmou, à época, o o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (UB-MA).
A ideia é expandir a conectividade digital nas escolas, implementar e expandir as conexões de 5G e 4G no país, além de expandir a TV digital.