ECONOMIA

Efeito Lula: portos públicos batem recorde histórico para outubro

Movimentação de cargas cresceu frente ao resultado do ano passado

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en ECONOMIA el

A movimentação de cargas nos portos públicos do Brasil atingiu um marco histórico em outubro, registrando 39,6 milhões de toneladas transportadas.

Este é o maior volume já registrado para o mês, representando um crescimento de 0,53% em relação a outubro de 2023, conforme os dados divulgados pelo Estatístico Aquaviário da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

O Porto de Vila do Conde, no estado do Pará, liderou os avanços, com um aumento expressivo de 37,37%, movimentando 1,6 milhão de toneladas.

Já o Porto de Santos, reconhecido como o maior da América Latina, teve crescimento de 5,7% no período. Em Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul também se destacou com um aumento de 21% na movimentação, impulsionado pela movimentação de cargas gerais.

Os conteineres tiveram um desempenho significativo, totalizando 12,1 milhões de toneladas movimentadas, o que equivale a 1,1 milhão de TEUs. Este volume representa um crescimento de 11,64% em relação ao ano anterior. Dentro deste segmento, 0,8 milhão de TEUs foram transportados em rotas de longo curso, enquanto 0,3 milhão foram movimentados por cabotagem.

Outros segmentos também registraram volumes expressivos:

  • Cargas gerais: 5,0 milhões de toneladas
  • Graneis sólidos: 64,4 milhões de toneladas
  • Graneis líquidos: 25,8 milhões de toneladas

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar