ECONOMIA

Efeito Lula: setor da construção civil cresce mais de 4% em 2024

Retomada do Minha Casa, Minha Vida e outras medidas mostram crescimento do mercado

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Contorno Viário da Grande FlorianópolisCréditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en ECONOMIA el

A construção civil cresceu 4,1% em 2024 e deve subir mais 2,3% em 2025, prevê a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em relatório divulgado nesta segunda-feira (16) e reportado pela Agência Brasil. 

O programa Minha Casa, Minha Vida, recriado e expandido pelo governo Lula, impulsionou o setor, junto com obras ligadas ao ano eleitoral e o aquecimento do mercado de trabalho e da economia.

Foram criadas 230 mil vagas formais de janeiro a outubro de 2024, elevando o número de trabalhadores com carteira assinada no setor a 2,98 milhões, igualando níveis de 2014.

O financiamento imobiliário via Fundo de Garantia do Tempo de Sefviço (FGTS) financiou 516.207 unidades até outubro de 2024, alta de 28,1% em relação a 2023, movimentando R$ 107,3 bi (+37,8%).

“O bom desempenho da construção civil durante o ano de 2024 pode ser notado também nas vendas de cimento, no período acumulado de dezembro de 2023 a novembro de 2024. No mercado interno, foram 64,5 milhões toneladas, o que corresponde a uma alta de 4% em relação a igual período do ano anterior. E de janeiro a novembro, as vendas foram de 60 milhões [de toneladas], uma alta de 4% considerando igual período do ano anterior”, disse Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, à Agência.

“Quando a construção cresce, o consumo de materiais obviamente cresce, assim como vários setores são impulsionados. É o caso do cimento e também do aço, das louças, das tintas, portas, esquadrias, vidros e uma série de materiais que fazem com que a economia gire”, explica o presidente da CBIC, Renato Correia, à Agência.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar